Digitalização impactou os grupos da ABRH-SP

Transformação digital deu ao CORHALE mais abrangência e influência

Uma das atividades mais bem-sucedidas e tradicionais da ABRH-SP, os grupos mantidos pela Associação são o lugar certo para quem quer entender e debater as tendências e os grandes temas que impactam as áreas de Recursos Humanos e relações do trabalho. Nos últimos anos, e em razão da transformação digital acelerada pela pandemia de covid-19, também se tornaram mais abrangentes e influentes.

Criados em 2007, os Grupos de Estudos, por exemplo, vêm evoluindo a cada ano, como explicou Edna Bedani, diretora de Conhecimento e Aprendizado da ABRH-SP, no Encontro com os Associados, evento realizado em 9 de novembro em que foi apresentado o balanço da gestão 2019-2021. 

“No ano passado, com a pandemia, passamos a utilizar metodologias que facilitassem o acesso à comunicação online entre os participantes. Neste ano, conseguimos unificar todos os grupos do estado de São Paulo – antes, a sede e cada Regional mantinham os seus próprios grupos com encontros presenciais. A mudança para o digital permitiu uma maior abrangência com a participação de muitos profissionais de RH de diferentes cidades”, resumiu Edna.

 Nesse novo formato, foram abertos 25 grupos em 2021, que contaram com 73 facilitadores, todos voluntários; 500 participantes, com uma média de 25 integrantes por grupo; e quase 1.000 inscritos, associados interessados em fazer parte da atividade. Os encontros (oito por ano) continuaram acontecendo mensalmente, entre março e outubro/novembro. “A participação nos Grupos de Estudos é uma oportunidade incrível de troca de experiências, grande aprendizado, discussão de cases práticos e muito networking”, destacou Edna.

Também mantido pela ABRH-SP, o Grupo de Líderes de RH foi criado em 2013 para reunir RHs de um mesmo perfil: profissionais sêniores que se reportam ao primeiro nível da empresa. “É um grupo muito autônomo, que trabalha com temas extremamente relevantes de interesse da área”, ressaltou Edna. Atualmente com 50 participantes, o Líderes de RH segue o formato de encontros mensais, com uma média de 11 por ano, e uma coordenação, composta por três integrantes, que muda a cada ano, com o objetivo de fomentar o modelo, a programação, os temas e toda a discussão. 

Em decorrência do distanciamento social, os encontros virtuais foram efetivamente implantados no ano passado. As trocas de mensagens no grupo de WhatsApp foram intensificadas e o formato dos encontros alterado, ao considerar palestrantes externos para abordagens de temas do momento. Algumas vezes, as reuniões foram abertas à participação do público externo no intuito de contribuir com temas pertinentes. Os integrantes também passaram a compartilhar ações que vinham sendo adotadas no momento por meio da apresentação de cases e mesas redondas como parte desse novo formato.

Muito inspirada no sucesso do Líderes de RH, a ABRH-SP criou, no final de 2019, o Grupo de Jovens Executivos de RH. “Nosso propósito era aproximar a Associação da nova comunidade de profissionais de Recursos Humanos e contribuir para o desenvolvimento desses jovens, fazendo com que essas futuras lideranças tivessem o apoio da Associação na carreira. Muitos deles, de alto potencial, foram indicados pelas nossas empresas associadas”, lembrou Luiz Drouet, diretor de Desenvolvimento e Expansão das Regionais e presidente eleito para o triênio 2022-2024.

Atualmente com 40 integrantes, o grupo funciona no mesmo formato do Líderes de RH, com reuniões virtuais mensais e, dependendo do tema, encontros abertos ao público, a exemplo do evento realizado no último dia 16, que contou com a participação de Ricardo Guimarães, sócio e diretor-presidente da consultoria Thymus. Considerado um dos maiores especialistas em branding do país, ele falou sobre o tema “RH e o valor de mercado da empresa”.

 

CORHALE

Composto por profissionais que se predispõem a analisar todos os projetos de lei na esfera trabalhista-previdenciária que surgem no Congresso Nacional e elaborar Notas Técnicas para influenciar nas votações dos deputados e senadores, o CORHALE – Comitê RH de Apoio Legislativo, criado em 2009, é um grupo de grande atuação na ABRH-SP.

“O comitê trabalha principalmente para a aprovação de projetos de lei que desburocratizem as relações de trabalho, diminuam a ingerência do estado, incentivem as negociações diretas e também incentivem a maior empregabilidade”, assinalou Carlos Silva, diretor Jurídico e Financeiro da Associação e coordenador do CORHALE. “Temos ainda uma subcomissão propositiva que elabora projetos de lei de nossa autoria, a exemplo do PL que propõe o pagamento das horas suplementares no mês seguinte.”

Para se ter uma ideia, de 2018 para cá, o comitê acompanhou 236 projetos de lei, elaborou 43 Notas Técnicas e realizou uma série de eventos para disseminar conhecimento sobre as questões das relações de trabalho – nos últimos tempos debatendo temas, como o enquadramento da covid-19 como doença ocupacional e as questões legais da adoção do home office.

“Também publicamos um manifesto em apoio à revisão (derrubada) do veto à desoneração da Folha de Pagamento, salientando que esta deveria ser ampla e abrangente a todos os setores e não apenas àqueles 17 segmentos empresariais e apresentamos propostas no site da Consulta Pública Trabalhista”, concluiu Carlos.

 

Imagem: Vanessa Garcia / Pexels