Superação dos desafios foi a marca da gestão
Diretoria executiva da ABRH-SP apresentou o balanço dos três últimos anos
Com uma retrospectiva dos três últimos anos, a ABRH-SP realizou, no dia 9 de dezembro, o seu primeiro Encontro com os Associados. O objetivo foi apresentar, de maneira bastante transparente e clara, o balanço da gestão que começou em 2019 e se encerra agora em 31 de dezembro.
“Quando tomamos posse em 2019, havia um clima de relativo otimismo, a economia começava a acelerar, algumas reformas importantes para o país tinham ocorrido, muitas HR techs estavam deslanchando e, dentro da Associação, tínhamos um número de associados bastante razoável, de tal forma que, com esse cenário, começamos a pensar o que seria uma ABRH-SP em 2030”, resumiu Guilherme Cavalieri, presidente da diretoria executiva no último triênio.
Já em 2020, não diferente de qualquer outra organização, a Associação teve de lidar com a pandemia. A prioridade foi cuidar da saúde dos colaboradores, passando todos, em um primeiro momento, para trabalhar em casa. Além disso, foi criado um Comitê de Crise, que se reunia com frequência para lidar com o novo cenário. “Como tivemos um impacto nas nossas receitas, passamos a olhar para dentro de casa e fizemos uma redução de despesas, por exemplo, renegociando os contratos com os fornecedores”, recorda Guilherme.
Houve muito empenho para que a ABRH-SP pudesse continuar a ser relevante para os associados, principalmente por meio do uso de ferramentas digitais. Os webinars, workshops e Grupos de Estudos rapidamente se posicionaram para o modelo online. O CORHALE – Comitê RH de Apoio Legislativo continuou com recomendações, notadamente porque havia naquele momento uma série de necessidades de adequação das empresas, por exemplo, ao teletrabalho, então os posicionamentos do Comitê eram uma prestação de serviço importante para o associado. Houve ainda toda uma preocupação em redesenhar o CONALIFE, que deixou de ser um evento único no formato congresso, para se tornar o LIFE – Liderança Feminina em Movimento, com eventos digitais contando com uma plataforma exclusiva para isso.
Do ponto de vista social, a ABRH-SP aderiu ao movimento Não Demita, em que as empresas se comprometiam a não demitir nenhum funcionário até 31 de maio de 2020, e, junto com a Gerando Falcões, realizou uma campanha de doação de cestas básicas para os mais vulneráveis.
“Em 2021, a vida continuou. Promovemos uma nova edição virtual do LIFE em conjunto com o inédito CHRO Forum, voltado para a liderança de Recursos Humano; realizamos um Programa de Estágio, que foi importante para o relacionamento com o associado; além, claro, de termos feito uma gestão cuidadosa para poder manter a Associação equilibrada financeiramente”, completou Guilherme.
Governança
“Se é algo que o associado pode estar tranquilo é quanto à governança da ABRH-SP”, ressaltou César Gomes, presidente do Conselho Deliberativo no triênio 2019-2021. “Temos um sistema muito bem estruturado, com a assembleia da qual todos participam; um Conselho Deliberativo composto por 30 membros eleitos e 22 vitalícios; e um Conselho Fiscal com cinco integrantes, todos trabalhando com o propósito de que a ABRH-SP cumpra seus objetivos e assegure a sua sustentabilidade.”
Entre as ações no período, ele destacou a implementação do novo estatuto, mais adequado à realidade atual, e o processo eleitoral mais uma vez bem-sucedido. “Tivemos um número expressivo de 58 candidatos, o que denota o quanto a ABRH-SP é representativa da nossa categoria. Desses, 35 foram escolhidos para assegurar a governança. No Conselho Deliberativo, foram 12 membros reeleitos e 18 estreantes com novas proposições e ideias, ou seja, atingimos o objetivo de renovação com experiência.”
Patrocínios, parcerias e relacionamento
Gabriela Gazola, gerente executiva da ABRH-SP, agradeceu aos patrocinadores de gestão, categoria específica que apoia a entidade durante o ano inteiro: A.C.Camargo Cancer Center, Consiga+, GI Group, It´sSeg Company, LHH, Prudential, São Martinho e Univers, além dos patrocinadores específicos para as Regionais, Propay, Finocchio & Ustra e Life Premium. “Alguns estão conosco pelo 14º ciclo seguido, assim como temos outros que acabaram de entrar, como é o caso do Mackenzie, que começa no próximo mês.”
Guilherme mencionou os parceiros que tiveram um papel importante ao apoiar a gestão ao longo dos três anos em diferentes atividades e ações: Anefac – Associação Nacional dos Executivos de Finanças; BMI Blue Management Institute; CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola; FGV; Great Place to Work; Grupo G3 Recursos Humanos; IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; Instituto MicroPower; K21; Mackenzie; Rocket Mentoring School; Scaffold Education; Share RH; e Unilehu.
Gabriela também lembrou que, no ano passado, apesar da pandemia, a ABRH-SP conseguiu colocar em prática o desejo de estruturar a área de Relacionamento com o Associado. “Implementamos um Programa de Estágio de grande porte, com o apoio do CIEE e da Share RH na condução do processo seletivo. Recebemos mais de 2.800 candidaturas e, na ocasião, contratamos dez pessoas. Como resultado do programa, os índices de renovação dos associados foram os maiores da história da ABRH-SP.”
Comunicação
Segundo Claudia Meirelles, diretora de Comunicação e Marketing, o grande desafio da área foi caminhar com um lado mais digital. “Fazíamos eventos presenciais com muita frequência e tivemos que começar a nos reinventar com a pandemia. Para ir ao encontro dos nossos associados, foi preciso nos aprofundar em diversas ferramentas tecnológicas que permitiram que os nossos webinars e demais eventos fossem transmitidos digitalmente. Além disso, investimos em ferramentas de gerenciamento de projetos para uso interno.”
A área também trabalhou para que a comunicação ficasse mais fluida, contemporânea e acessível, com uma newsletter semanal que adotou uma linguagem com a qual o associado estava mais acostumado. “Fizemos com que a nova agência de comunicação nos ajudasse a criar uma identidade de ABRH-SP, que falasse sobre todos os eventos e atividades, e que desse suporte às 7 Regionais”, assinalou Claudia.
A ABRH-SP também expandiu, no triênio, a presença em todas as redes sociais com o aumento do número de seguidores: YouTube, mais de 2 mil; Facebook, mais de 10 mil; LinkedIn, com mais de 35 mil; e Instagram, mais de 4 mil.
Outra iniciativa foi a Jornada do Associado, que fez com que a cada dia e a cada passo ele estivesse mais próximo da entidade. “Fomos acompanhando o comportamento de cada associado e nos comunicando com ele. Com isso, conseguimos saber o que cada um estava esperando da ABRH-SP. Aqui o associado tem voz, ele é quem manda realmente”, disse Lúcia Chyczy, diretora de Comunicação.
Conhecimento e aprendizado
Entre os vários projetos da área de Conhecimento e Aprendizado, a diretora Edna Bedani destacou o Programa MentoRHia, que tem como objetivo desenvolver os associados por meio da mentoria com profissionais experientes na liderança da área de Recursos Humanos, considerados referência em sua área de atuação. “Foi um sucesso. Tivemos duas edições, com 58 mentores que atenderam 84 mentorados. O programa contou com a parceria da Rocket Mentoring School, que capacitou os mentores e forneceu a metodologia.”
Eventos
Como já mencionado, foi preciso revisitar os eventos promovidos pela ABRH-SP porque até então, antes da pandemia, eles eram presenciais. “Tivemos que reformular para fazê-los de forma virtual e continuar compartilhando muito conteúdo e agregando valor para os nossos associados”,explicou Janine Goulart, diretora de Inovação e Transformação Digital.
Nesse novo modelo, por exemplo, foram realizados 121 webinars, com cerca de 5 mil participantes; duas edições da Semana da Transformação Digital, com 1.925 inscritos e 50 painelistas; duas edições da Semana do RH, com mais de 2.100 inscritos e 24 painelistas; e a Jornada do Colaborador, promovida com a Pin People, que abordou desde o onboarding até o offboarding. Além disso, 33 workshops e 11 masterclasses, sempre sobre temas relevantes para o mercado.
Regionais
“Minha missão como gerente executiva de Regionais sempre foi contribuir para transformar a ABRH-SP de paulistana para paulista através de todo um trabalho feito pelos voluntários – hoje temos 80 diretores voluntários, atuando nas 7 Regionais”, salientou Roberta Nunes Barbosa.
Entre os eventos promovidos pelas Regionais, Roberta mencionou o Fórum Inclusão da Diversidade, iniciativa da ABRH-SP Campinas que ganhou âmbito estadual desde que passou a ter a edição online em 2020. “O evento que tinha a duração de um dia, e era realizado presencialmente, com o online, passou para uma semana, com a apresentação de cases, workshops e painéis. De um público de cerca de 400 pessoas, em média, tivemos mais de 2.000 participantes este ano”, destacou Roberta.
Outras atividades também começaram a ser feitas virtualmente, como as visitas técnicas às empresas das regiões e o Momento Carreira, iniciativa da Regional Sorocaba que tem como objetivo contribuir para a reinserção de profissionais no mercado de trabalho, por meio de treinamentos gratuitos. “É um programa social voltado para quem está em busca de recolocação no mercado ou não está satisfeito com a sua situação, que, no ano que vem, será aberto a toda a associação.”
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