Assédio moral como principal denúncia

Segundo pesquisa realizada pela ICTS Outsourcing, situação é a mais registrada nos canais corporativos de denúncias

Feito com 213 empresas brasileiras de diferentes portes e segmentos, um levantamento da empresa ICTS Outsourcing mostra o assédio moral como principal situação registrada nos canais corporativos de denúncias. Foram 21.258 relatos entre 2008 e 2017, sendo que, de 2010 a 2017, a média de denúncias por empresa cresceu 58%.

Segundo Cassiano Machado, sócio-diretor da ICTS, entre os motivos desse aumento estão a maior adoção do canal de denúncias no ambiente empresarial – espontânea ou estimulada pela Lei Anticorrupção de 2013 –, o avanço do protagonismo dos colaboradores no ambiente de trabalho e o reconhecimento social sobre a importância do ato de denunciar.

De acordo com cada situação, as empresas tomam medidas como: orientação dos envolvidos, mudanças na equipe de trabalho e, quando aplicável, punições, inclusive a demissão, dos assediadores.

Uma análise da ICTS baseada em informações do site JusBrasil mostra que o valor médio de indenização paga em um processo por dano moral é de R$ 20.907,60. Aplicando-se esse custo médio por processo sobre o conjunto de denúncias apuradas e confirmadas entre 2008 e 2017 (7.483 casos), e que, portanto, tiveram sua judicialização evitada, pode-se estimar uma economia superior a R$ 156 milhões.

 

Foto: Pixabay