Brasil gerou mais de 2 milhões de vagas temporárias em 2020

Contratações da modalidade tiveram aumento de 34,8% com relação a 2019

O trabalho temporário foi responsável por gerar mais de 2 milhões de vagas temporárias no Brasil em 2020, de acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem).

Diante de um ano desafiador, devido à pandemia da Covid-19, o número de contratações realizadas por meio da modalidade chegou a 2.002.920, um aumento de 34,8% com relação a 2019, quando foram geradas 1.485.877 vagas temporárias.

“Estamos muito felizes com os resultados de 2020, que representam o maior patamar já registrado desde o início da série histórica, iniciada em 2014. Por isso, reforçamos o importante papel que o trabalho temporário vem desempenhando no país – e durante a pandemia – de ser a solução para a sobrevivência das empresas e para o combate ao desemprego”, afirma o presidente da Asserttem, Marcos de Abreu.

Segundo ele, no ano passado, 65% das contratações temporárias foram puxadas pelo setor da indústria para atender à demanda complementar de trabalho em segmentos como Alimentos, Farmacêutica, Embalagens, Metalúrgica, Mineração, Automobilística, Agronegócio e Óleo e Gás; seguido de 10% do comércio; e 25% do setor de serviços.

“Esse recorte difere dos anos anteriores, visto que historicamente o comércio é que sempre puxou as contratações de trabalhadores temporários, principalmente no segundo semestre. Em 2020, a indústria foi a que mais contratou ao se apoiar na modalidade do trabalho temporário para repor o quadro de funcionários e conseguir suprir a demanda do mercado”, explica Abreu.

 

Dezembro surpreendente

Em dezembro, as contratações temporárias superaram em 54,7% a projeção anunciada pela Asserttem. “Esperávamos ter a geração de 97.978 novas vagas, registrando uma queda na contratação em relação a 2019 (142.529). O resultado, porém, foi surpreendente: 151.620 vagas temporárias no mês, garantindo um aumento de 6,37% na comparação com o mesmo período do ano anterior”, comenta o presidente da associação.

De acordo com Abreu, mais uma vez o setor da Indústria puxou as contratações em um mês em que o comércio sempre teve destaque. “Já prevíamos uma queda nas contratações temporárias do comércio, devido à pandemia, por ter menos pessoas visitando as lojas e pelo uso do comércio eletrônico”, reforça.

 

Alta segue em 2021

As contratações por meio do trabalho temporário devem seguir em alta em 2021, segundo a Asserttem. “A pandemia da Covid-19 ainda traz insegurança às empresas, que devem se apoiar na modalidade para garantir maior flexibilidade de gestão e conseguir se manter no mercado”, diz Abreu.

Para ele, diante das incertezas, as empresas buscam opções formais para contratar trabalhadores, preservando os direitos, mas com fôlego suficiente para acompanhar a oscilação da economia.

 

Fonte: Asserttem

Imagem: PxHere