Diminui o ritmo de queda na produção e no emprego na indústria

A indústria brasileira começa a apresentar sinais de melhora. O ritmo de queda na produção e no emprego diminuiu em janeiro na comparação com dezembro de 2016. É o que revelou a Sondagem Industrial realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), de 1º a 13 de fevereiro com 2.462 empresas em todo o país. 

O índice de evolução da produção aumentou 3,5 pontos ante dezembro e alcançou 44,2 pontos, e o de número de empregados atingiu 46 pontos, 1,3 ponto superior ao de dezembro. Ambos continuam abaixo de 50 pontos, mas estão acima do registrado em janeiro de 2015 e de 2016. Os indicadores vão de zero a cem pontos e, quando estão abaixo de 50, indicam queda na produção e no emprego.

A ociosidade no setor continua alta: o nível de utilização da capacidade instalada ficou estável em 63%, cinco pontos percentuais abaixo da média obtida no mês entre 2011 e 2016. O indicador de estoques efetivos em relação ao planejado ficou em 49,9 pontos em janeiro, praticamente sobre a linha divisória dos 50 pontos. Isso significa que os estoques estão ajustados aos planos dos empresários.

Quanto às expectativas para fevereiro em relação à demanda e às exportações, os indicadores foram positivos e ficaram acima dos 50 pontos, mostrando que os empresários esperam o aumento do consumo e das vendas externas nos próximos seis meses.

Entretanto, as previsões sobre a compra de matérias-primas e o emprego são negativas. O indicador de expectativa de número de empregados caiu de 46,4 pontos em janeiro para 45,4 pontos em fevereiro, indicando previsão de mais demissões nos próximos seis meses.

Outro sinal positivo foi o aumento do índice de intenção de investimentos, que subiu para 46,9 pontos em fevereiro, ou 1,6 ponto acima do de janeiro.

Fonte: Agência CNI de Notícias