LinkedIn aponta os empregos que mais cresceram em 2020

Áreas ligadas a e-commerce, vendas e varejo lideram a lista

O impacto da Covid-19 trouxe mudanças no comportamento do consumidor e, consequentemente, no mercado de trabalho como um todo. Um levantamento realizado pelo LinkedIn mostra que, entre os 15 empregos que mais cresceram entre abril e outubro de 2019 em comparação com o mesmo período de 2020, cinco estão relacionados ao setor de e-commerce, varejo e vendas.

Para atender ao aumento da demanda por produtos online durante a pandemia, as empresas integraram milhares de trabalhadores ligados ao comércio eletrônico para cargos que vão desde a área de logística à especialistas em marketing online, com o intuito de garantir que os produtos cheguem nas mãos dos clientes. As contratações para essas funções cresceram 43% em 2020, em comparação ao ano anterior.

Além disso, o telemarketing teve um crescimento de 67% em 2020, atraindo a força de trabalho mais jovem do Brasil – com a média de idade dos contratados de 21 anos. Esta categoria de trabalho também registrou grande número de transições de carreira com pessoas passando de funções como caixa e vendedor para atendentes de telemarketing.

Na área do varejo, muitas empresas precisaram redirecionar suas estratégias e transferir a operação para o ambiente online, além de lidar com o crescimento no fluxo de suporte ao cliente. Dessa forma, além da área em si, o levantamento apontou cargos de vendas e desenvolvimento de negócio como fundamentais para a sobrevivência e o crescimento das companhias ao longo do ano passado.

Confira os empregos que deverão seguir impulsionando o mercado de trabalho nestas áreas em 2021, segundo o LinkedIn:

  • Cargos em vendas e desenvolvimento de negócios: especialista em vendas, gerente de vendas, assistente operacional de vendas.
  • E-Commerce. Cargos comuns: diretor(a) de cadeia de suprimentos, técnico(a) em logística, analista de estoque, operário(a) de estoque, gerente de e-commerce, analista de e-commerce.
  • Cargos comuns: representante de telemarketing, operador(a) de telemarketing e especialista em telemarketing.
  • Cargos de sucesso de clientes. Cargos comuns: atendimento ao cliente, líder de equipe de atendimento ao cliente, especialista em central de atendimento, gerente de sucesso do cliente, parcerias estratégicas e gerente de experiência do cliente.
  • Cargos comuns: especialista em varejo e especialista em merchandising.

 

Fonte: LinkedIn

Imagem: Gerd Altmann/Pixabay