Modelo híbrido precisa de melhorias, segundo pesquisa

Levantamento também aponta que funcionários se demitiriam se o trabalho remoto fosse removido 

Enquanto mais e mais empresas estão adotando ou em processo de implementação de um modelo de trabalho híbrido, 40% dos entrevistados globalmente disseram que o modelo precisa ser melhorado e 42% disseram que pedirão demissão se o trabalho remoto for removido completamente.

De acordo com a Robert Walters, consultoria global de recrutamento, que entrevistou 2 mil profissionais para identificar os sintomas de disfunção no trabalho híbrido, 55% dos trabalhadores sentem que o atual modelo híbrido não vai longe o suficiente para ajudar a trazer o equilíbrio necessário de volta para sua vida doméstica e profissional. Na verdade, os profissionais afirmam que o modelo de trabalho construído às pressas tem resultado em jornadas de trabalho mais intensas, em que é necessário participar de reuniões presenciais e virtuais.

Segundo o relatório, o novo modelo de trabalho híbrido pouco pesquisado e testado resultou em trabalhadores sentindo-se sobrecarregados (54%) e exaustos (39%). A maioria dos profissionais (85%) agora espera mais flexibilidade para trabalhar em casa como uma oferta padrão dos empregadores após a pandemia, enquanto 78% disseram que não aceitarão um novo emprego até que isso seja acordado com o possível empregador.

Retornar ao local de trabalho é muito importante para os jovens, com 75% daqueles de 18 a 26 anos afirmando que seu local de trabalho é sua principal fonte de significado e conexão social, disse o relatório. Richard Townsend, country manager da Robert Walters Brasil comenta: “Embora a mudança para o trabalho remoto tenha sido quase instantânea, precisamos reconhecer que foi por necessidade.O retorno ao trabalho deve ser gradual, tanto os empregadores quanto os funcionários devem usar este ano para testar uma variedade de estilos de trabalho, desde o trabalho híbrido até a possível remoção do 9-5 em favor das horas baseadas na carga de cada projeto”, acrescentou.

 

Imagem: Winnie Bruce/WorkingFromHome