Conheça as profissões que estarão em alta em 2022

TI & Digital continuarão dominando o mercado, mas a digitalização seguirá impactando as áreas de Finanças e RH, que permanecerão em evidência

 

A Robert Walters, consultoria global de recrutamento, lançou sua Pesquisa Salarial Digital 2022 que inclui as tendências de contratação e salários para 2022. Com a retomada do mercado no pós-pandemia, podemos ver as contratações ressurgindo com tudo e iniciando uma guerra de talentos, que deve seguir assim pelos próximos 12 a 24 meses.

As áreas de TI & Digital continuam dominando o mercado, mas a digitalização também segue trazendo efeitos em Finanças e Recursos Humanos. Profissionais dessas áreas precisam se adaptar 100% ao novo modelo tecnológico de trabalho que a pandemia nos forçou nos últimos dois anos.

Nessa retomada de contratações, no primeiro trimestre as empresas devem investir em profissionais de liderança de nível executivo como CFO, COO e CTO. Dentre os cargos mais buscados está o de Business Partner. Além do forte conhecimento técnico, eles também sabem como conversar com o negócio e entender suas necessidades. Em Tecnologia, desenvolvedores de softwares continuarão a ser altamente demandados, assim como gerentes de TI e Tech Leads. Já em Finanças, FP&A Manager, gerente e diretor de Finanças serão os mais procurados.

A guerra de talentos deve continuar em 2022. Richard Townsend, country manager da Robert Walters no Brasil, aconselha gerentes e diretores de negócios: ‘’É extremamente importante que todas as empresas, independentemente de seus tamanhos, comecem a pensar em sua estratégia de Talent Acquisition e retenção de talentos. Não será suficiente apenas oferecer um salário bom. É preciso considerar o bem-estar, vida fora do trabalho e o desenvolvimento de cada funcionário. Essa é uma tendência que veio para ficar em 2022’’.

 

Salários

Pode-se esperar um aumento entre 5% e 10% em 2022. Porém, em alguns setores, como TI & Digital, veremos um aumento entre 15% e 20% dependendo do cargo.

 

Fonte: Robert Walters

Imagem: Pexels