Decisões Recentes

A Sétima Turma do TRT do Paraná reconheceu a rescisão indireta do contrato de trabalho de uma vendedora de Curitiba que sofria de bursite de ombro e, mesmo assim, era obrigada pela loja de departamentos a pendurar roupas em lugares altos, contrariando a recomendação médica para não carregar peso ou levantar os braços.

A decisão de segundo grau manteve a sentença da 7ª Vara do Trabalho de Curitiba, condenando a loja ao pagamento de aviso prévio indenizado e multa de 40% sobre o FGTS, entre outras verbas. A empresa deverá ainda fornecer à vendedora as guias para recebimento do seguro-desemprego. Da decisão, cabe recurso. Contratada em dezembro de 2007, a vendedora passou a apresentar sintomas da doença inflamatória em março de 2012.

Logo depois foi afastada pelo INSS, voltando ao trabalho em agosto do mesmo ano, ainda em tratamento e sob restrições. Como a empresa não respeitava as limitações físicas, em maio de 2013 a funcionária comunicou formalmente a decisão de rescisão indireta e pediu à Justiça do Trabalho o reconhecimento da justa causa da empregadora.

No processo, ficou comprovado que o empregador tinha ciência dos problemas de saúde da funcionária, que inclusive havia sido afastada temporariamente pelo INSS. Mesmo assim, a vendedora foi punida com suspensão após se recusar a fazer a reposição de roupas em lugares mais altos. Para o desembargador que relatou o acórdão, Benedito Xavier da Silva, os fatos justificaram o pedido de rescisão indireta, na medida em a trabalhadora foi submetida ao “cumprimento de ordem que acarreta risco a sua saúde”.

A rescisão indireta tem como base o Artigo 483 da CLT, que prevê que o empregado pode considerar rescindido o contrato e pleitear indenização quando forem exigidos serviços superiores às suas forças, proibidos por lei, contrários aos bons costumes ou alheios ao contrato; for tratado pelo empregador ou superiores hierárquicos com rigor excessivo; e correr perigo evidente de mal considerável. (Processo nº 01502-2013-007-09-00-).

Fica fácil enxergar a possibilidade do instituto da rescisão indireta quando em casos semelhantes ao narrado. É evidente que a empregada não deve ser submetida a trabalho que esteja além das suas condições físicas, causando-lhe ofensa à saúde. É importante que a empresa leve em consideração as limitações individuais de seus empregados e adeque a atividade a ser desenvolvida com a capacidade de cada um.