Integrantes

  • André Nunes de Chiara

    André Nunes de Chiara

    Graduado em Engenharia de Metalurgia e Materiais, com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e treinamento em Higiene Ocupacional, atua como engenheiro de Segurança do Trabalho na Bioqualynet, consultoria de Saúde e Segurança Ocupacional do Grupo Porto Seguro.

  • Carlos Roberto Vieira da Silva (coordenador do CORHALE)

    Carlos Roberto Vieira da Silva (coordenador do CORHALE)

    Advogado, pós-graduado em Gestão Empresarial (FGV) e especialista em gestão de pessoas. Exerceu cargos de gestão em empresas nacionais e internacionais por 38 anos, como Burroughs, Rhodia, Sandoz, Brasimac e Brasanitas. É sócio-diretor da Lesap – Consultoria Empresarial, diretor Jurídico da ABRH-SP e membro da Comissão de Advogados Trabalhistas da OAB-SP -Seção Barueri.

  • Carolina Razera

    Carolina Razera

    Especialista em Processo e Direito do Trabalho e em Gestão de Pessoas e Compliance Trabalhista, com mais de 10 anos de experiência na seara consultiva e contenciosa trabalhista e previdenciária. Líder da área trabalhista contenciosa do escritório Finocchio e Ustra Sociedade de Advogados, responsável pela condução de processos estratégicos judiciais e administrativos. Indicada pela Revista Análise Advocacia 500 (edição 2019) como uma das advogadas mais admiradas do Brasil no setor econômico de alimentos, bebidas e fumo. Indicada pela Revista Análise Mulher (edição 2021) como uma das advogadas mais admiradas do Brasil no setor econômico de agricultura e pecuária. Graduada em Direito pela Facamp, pós Graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Escola Paulista de Direito - EPD, com especialização em Gestão de Pessoas e Compliance Trabalhista pela FGV.

  • Daniel Pacheco de Almeida

    Daniel Pacheco de Almeida

    Graduado em direito pela FMU, com MBA em Gestão Empresarial e post-MBA em Governança Corporativa e Compliance pela FGV-SP. Experiência em áreas jurídicas, compliance, riscos e governança corporativa em bancos (Banco Itaú, Banco Safra, Banco ABN-AMRO), e Segmento Editorial e Serviços (Jornal Folha de S. Paulo, Vivo-Telefônica), dentre outros. Colunista em direito e empreendedorismo na Editora Europa e professor junto à FGV, UNISA, Fac. Sumaré, Fac. Jaguariúna, Fac. Anhembi-Morumbi. Certificado em Compliance pela B3-Bovespa e pela KPMG. Membro integrante do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Há alguns anos, atua como Gestor Jurídico & Compliance no Grupo Athié Wohnrath.

  • Emerson Casali

    Emerson Casali

    Diretor de Relações Institucionais na CBPI Produtividade Institucional.
    Atuou anteriormente na TV Globo e na Confederação Nacional da Indústria, onde foi responsável por estruturar Unidade de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Associativo da CNI. Coordenou a elaboração das "101 propostas para modernização trabalhista da CNI".
    Engenheiro com Mestrado em Administração

  • Fatima Farias

    Fatima Farias

    Consultora master e psicóloga, é especialista em Estratégias Corporativas, Gestão de Performance e Potencial – management (assessment por competências) e coaching (executivo e de carreira). Sólida vivência em processos de start-ups (fusões e aquisições, IPO e change management). Foco em ações de governança, RH, sustentabilidade organizacional, gestão e empreendedorismo.

  • Gabriela Campos Ribeiro

    Gabriela Campos Ribeiro

    Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (2002). Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (1990). Advogada, professora universitária, palestrante e sócia fundadora do escritório Campos Ribeiro Sociedade de Advogados. Professora das Disciplinas de Direito Material do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Metodologia do Trabalho Científico e Direito Previdenciário, desde 1997. Atua como Professora da Universidade Paulista (UNIP), onde pesquisa e estuda os seguintes temas: reorganização societária e impacto no trabalho, liberdade econômica e proteção contra a despedida arbitrária no Brasil. É membro da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP), da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e da Câmara Italiana de Comércio de São Paulo.

  • Inês Restier

    Inês Restier

    Matemática e Administradora de Empresas, com MBA em Políticas Estratégicas Empresariais, atua como consultora em Treinamento e Desenvolvimento e conferencista internacional. É diretora da MICR – Consultoria e Treinamento Empresarial, conselheira da ABRH-SP e coautora dos livros Ser+com T&D, Ser+em Comunicação e do Manual das Múltiplas Inteligências.

  • Luiz Carlos Andrade Souza

    Luiz Carlos Andrade Souza

    Luiz Souza é Administrador de Empresas formado pela Universidade São Francisco e Bacharel de Direito pela Faculdade de Bauru com extensão em RH pela Universidade de Michigan. Possui mais de 20 anos de vivência na área de Relações Trabalhistas e Sindicais em empresas nacionais e multinacionais, de diversos segmentos. Atua como negociador de Acordos Coletivos, Banco de Horas, Convenções Coletivas, Compensação de Horas e Controles internos. É membro da SOBRATT – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades.

  • Luiz Luzzi

    Luiz Luzzi

    Graduado em Administração pela FGV, atuou como executivo de RH nas empresas Alcan, Aços Anhanguera, Comabra e Cosipa, e como Administrativo no Centro Empresarial de São Paulo. Atual CEO da Serbras Saneamento.
    Foi presidente da ABRH-SP e do IBRA - Instituto Brasileiro de Relações do Trabalho (OIT) e coordenador dos grupos informais de RH Diógenes e CRI.

  • Magnus Ribas Apostólico

    Magnus Ribas Apostólico

    Administrador de Empresas com especialização em RH. Possui experiência de 30 anos em Gestão de RH e Negociações Trabalhistas nas áreas de mineração, siderurgia, metalurgia, portos e setor financeiro. É representante da Consif – Confederação Nacional do Sistema Financeiro no Fórum Nacional do Trabalho, na Comissão Interministerial Tripartite de SST e no Conselho de Relações do Trabalho, do MTE.

  • Maria Cristina Mattioli

    Maria Cristina Mattioli

    Desembargadora do Trabalho Aposentada, é advogada, mestre em Direito pela Harvard Law School, doutora em Direito pela PUC/SP, pós-doutora pela Harvard Law School e pela London School of Economics. É membro do Conselho de Relações do Trabalho da Fiesp e membro do Conselho Superior de Direito da Fecomercio.

  • Mário Luiz Lopes Bittencourt

    Mário Luiz Lopes Bittencourt

    Sócio-diretor da BBCA – Barreto Bittencourt Consultores Associados desde 1999, tem assessorado empresas nas áreas de hunting, cargos e salários, negociação sindical data base, fechamento/ transferência de plantas industriais e PLR. Exerceu papel executivo em organizações como Iochpe-Maxion, Brastemp, Indústrias Monsanto, Arteb e Ford Brasil. É membro dos grupos informais de Recursos Humanos CEAP-RH e Grhubedi.

  • Michel Cury

    Michel Cury

    Advogado, sócio-fundador do escritório Cury Santana Kubric Advogados, mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Negociações Estratégicas pela Universidade de Michigan e Faculdade IBMEC, e especialista em Compliance e Anticorrupção pela FGV. Mentor de Negócios do Programa InovAtiva (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), membro apoiador e mentor de Negócios na Mentores do Brasil. Ampla experiência em direito público e regulatório, estruturação jurídica de operações imobiliárias, técnicas e resoluções de conflitos, gestão de negócios e relações institucionais.

  • Nadia Demoliner Lacerda

    Nadia Demoliner Lacerda

    Advogada. Especialista em Direito Empresarial – Mackenzie, Mestre e Doutora em Direito do Trabalho - Universidade de São Paulo. Sócia responsável pela coordenação da área consultiva e contenciosa trabalhista do escritório Mundie e Advogados, atuando principalmente na elaboração de pareceres e assessoria preventiva e contenciosa a clientes nacionais e estrangeiros em temas trabalhistas, negociações coletivas e conflitos individuais e coletivos. Membro efetivo, expositora e participante da International Bar Association- IBA, colaboradora no Brasil do projeto Doing Business do Banco Mundial, membro do Instituto Brasileiro de Direito Social Cesarino Junior, membro do Comitê de Direito Acidentário da OAB/SP, foi professora da FADISP - Faculdade autônoma de Direito de São Paulo, até 2010. Autora dos livros: Migração Internacional a Trabalho, LTr, outubro/2014 e Segurança e Saúde do trabalhador, LTr, setembro/2011, e co-autora do livro Global Mobility Handbook, Saraiva, 2009.

  • Orlando Lopes Junior

    Orlando Lopes Junior

    Advogado pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, especialização em Relações Trabalhistas e Sindicais pela Universidade de São Paulo.
    Executivo de Recursos Humanos nas empresas, Ford Brasil S.A. Volkswagen/Autolatina, Reckitt Benckiser Brasil, Unilever e Nissan Automóveis Ltda.
    Diretor de Recursos Humanos nas empresas PepsiCo do Brasil Ltda.; Renault do Brasil S.A.; Pirelli Energia Cabos e Sistemas do Brasil S.A.; Olivetti (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela e México) Tim Celular S.A.; Industrias Arteb S.A.

  • Reginaldo de Almeida Costa

    Reginaldo de Almeida Costa

    Executivo de RH, com mais de 20 anos de atuação em posições estratégicas de gerência e diretoria de RH de empresas nacionais e multinacionais de presença internacional e operações globais; carreira complementada por liderança de projetos de consultoria em Gestão de Pessoas para os segmentos de Serviços, Industria Têxtil, Automotivo, Jurídico, Químico, Metalúrgico, Seguros, Bancos e Financeiras, Serviços Jurídicos, Supermercado e Varejo. É formado em Administração de Empresas (FMU) e Comunicação Organizacional (FIAM), com MBA Executivo (UNICLAR) e MBA-HR (FIA). Formação Executiva, certificado em Seis Sigma como Black Belt (POLI-USP), Qualidade de Vida no Trabalho (FIA), Gestão do Conhecimento (FGV-SP) e Administração de RH (FGV-SP).

  • Ricardo Albregard

    Ricardo Albregard

    Advogado, com especialização em Direito Empresarial pelo Mackenzie e MBA em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Política e Administração pela Escola Paulista de Direito, é presidente da AGEV - Associação de Gestão de Despesas de Veículos e diretor do Comitê de Marketing de Incentivo da AMPRO - Associação de Marketing Promocional.

  • Roberto Baungartner

    Roberto Baungartner

    Advogado, doutor em Direito pela PUC-SP, é vice-presidente do IBDC - Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, diretor da CNTUR – Confederação Nacional do Turismo, consultor e professor (licitações e contratos) do ICG - Instituto de Compras Governamentais. Atua também como palestrante sobre o acesso das micro e pequenas empresas às compras governamentais, em eventos promovidos pelo Sebrae.

  • Rutílio Rachelle

    Rutílio Rachelle

    Administrador de empresas pela Universidade da Cidade de São Paulo, com 32 anos de carreira em gestão de Recursos Humanos, especialista em legislação trabalhista e afins, é atualmente gerente de RH do Grupo Tegma. Exerceu funções de conselheiro fiscal de entidade de previdência privada, diretor tesoureiro de cooperativa de crédito, diretor de associação esportiva e membro de colegiado de gestão da empresa Direct.

  • Sandra Alexandre

    Sandra Alexandre

    Graduada em Direito pela Universidade Mackenzie, com pós-graduação em Comércio Exterior pela FECAP e em Direito do Trabalho pela Uni FMU, e mestrado (concentração em Filosofia do Direito e Direitos Difusos e Coletivos) pela Unimes. Atua há mais de 30 anos nas áreas contenciosa e preventiva (escritório próprio) em: mandados de segurança diversos, execuções, ações cíveis em geral, defesas trabalhistas e administrativas, família, ações de indenização, processos na área cível e societária, etc. Atuação no contencioso de direito do consumidor. Mediadora certificada pelo CNJ. Consultora de implantação de setor de Compliance em organizações em geral, palestrante da Lei Anticorrupção. Integrante da comissão de Direito Digital e Tecnologia da Informação da OAB/SP – Subseção Jabaquara.

  • Silas Oliveira

    Silas Oliveira

    Advogado, com especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela PUC/SP. Trabalhou por 10 anos em Big Four (PwC e EY), nas áreas de gestão de BPO Jurídico e RH, M&A e consultoria trabalhista e previdenciária. Trabalha atualmente como Gerente do Departamento Jurídico Trabalhista da Arcos Dourados (McDonald’s).

  • Tiago Rodrigues de Castro

    Tiago Rodrigues de Castro

    Advogado, pós-graduado em Direito do Trabalho pela PUC/SP-Cogeae. Cursando LL.M. Pós-graduação em Direito Tributário no Insper-SP. É Coordenador de Relações Trabalhistas na Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô/SP e atua na área há mais de dez anos.

  • Valéria Cabral

    Valéria Cabral

    Mestre em Comunicação pela ECA/USP, com bacharelados em Jornalismo e Relações Públicas e especialização em Inclusão e Diversidade no Trabalho, Negociação Sindical, Gestão de Pessoas e Mudanças e Comunicação Interna. É chefe do Departamento de Administração de Pessoas e Relacionamento com Empregados no Metrô-SP e atua como professora no Programa de Educação Continuada em Comunicação Corporativa da Escola de Comunicações e Artes (MBA-ECA/USP).

  • Veridiana Police

    Veridiana Police

    Especialista em Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e Direito Empresarial, com mais de 20 anos de experiência na seara consultiva e contenciosa trabalhista e previdenciária, com ênfase em compliance, auditorias legais e mapeamentos trabalhistas;=, gestão de afastados e negociação sindical. Sócia e Coordenadora da área Trabalhista e Previdenciária do escritório Finocchio e Ustra Sociedade de Advogados. Professora universitária. Palestrante e conferencista convidada por instituições privadas, sindicatos e órgãos de classe. Atualmente, ocupa o cargo de diretora Jurídica da ABRH-SP Regional Campinas.

  • Virginia Eudóxia Michel Presser

    Virginia Eudóxia Michel Presser

    Advogada, com especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e co-autora do livro Direito do Trabalho, da Lex Editora. Cursando MBA de Gestão Empresarial na FGV. Atua na área de Relações Trabalhistas e Sindicais, tendo trabalhado em empresas de vários segmentos como Atento, Líder Telecom e Volkswagen. Atualmente trabalha na Natura, na área de Relações do Trabalho Corporativo.

  • Wolnei Tadeu Ferreira

    Wolnei Tadeu Ferreira

    Advogado e administrador, pós-graduado em Recurso Humanos, é sócio titular do escritório Ferreira Rodrigues Sociedade de Advogados. Atua também como diretor jurídico da ABRH-Nacional e da Sobratt – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, diretor tesoureiro do Sindicato das Sociedades de Advogados de SP/RJ e membro convidado do Conselho Superior Jurídico da Fiesp.