Integrantes

  • André Nunes de Chiara

    André Nunes de Chiara

    Graduado em Engenharia de Metalurgia e Materiais, com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e treinamento em Higiene Ocupacional, atua como supervisor da área técnica na Bioqualynet, consultoria de Saúde e Segurança Ocupacional.

  • Carlos Roberto Vieira da Silva (coordenador do CORHALE)

    Carlos Roberto Vieira da Silva (coordenador do CORHALE)

    Advogado, pós-graduado em Gestão Empresarial (FGV) e especialista em gestão de pessoas. Exerceu cargos de gestão em empresas nacionais e internacionais por 38 anos, como Burroughs, Rhodia, Sandoz, Brasimac e Brasanitas. É sócio-diretor da Lesap – Consultoria Empresarial, diretor Jurídico da ABRH-SP e membro da Comissão de Advogados Trabalhistas da OAB-SP -Seção Barueri.

  • Emerson Casali

    Emerson Casali

    Diretor de Relações Institucionais na CBPI Produtividade Institucional.
    Atuou anteriormente na TV Globo e na Confederação Nacional da Indústria, onde foi responsável por estruturar Unidade de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Associativo da CNI. Coordenou a elaboração das "101 propostas para modernização trabalhista da CNI".
    Engenheiro com Mestrado em Administração

  • Fatima Farias

    Fatima Farias

    Consultora master e psicóloga, é especialista em Estratégias Corporativas, Gestão de Performance e Potencial – management (assessment por competências) e coaching (executivo e de carreira). Sólida vivência em processos de start-ups (fusões e aquisições, IPO e change management). Foco em ações de governança, RH, sustentabilidade organizacional, gestão e empreendedorismo.

  • Gabriela Campos Ribeiro

    Gabriela Campos Ribeiro

    Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (2002). Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (1990). Advogada, professora universitária, palestrante e sócia fundadora do escritório Campos Ribeiro Sociedade de Advogados. Professora das Disciplinas de Direito Material do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Metodologia do Trabalho Científico e Direito Previdenciário, desde 1997. Atua como Professora da Universidade Paulista (UNIP), onde pesquisa e estuda os seguintes temas: reorganização societária e impacto no trabalho, liberdade econômica e proteção contra a despedida arbitrária no Brasil. É membro da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP), da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e da Câmara Italiana de Comércio de São Paulo.

  • Henri Wataru Koga

    Henri Wataru Koga

    Advogado concursado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com atuação no contencioso cível e trabalhista da instituição. Atualmente, é assessor jurídico da área de RH do BNDES com atuação em negociações coletivas com sindicatos, relacionamento institucional com a administração federal e órgãos de fiscalização e controle, e formulação de políticas internas voltadas a RH.

  • Inês Restier

    Inês Restier

    Matemática e Administradora de Empresas, com MBA em Políticas Estratégicas Empresariais, atua como consultora em Treinamento e Desenvolvimento e conferencista internacional. É diretora da MICR – Consultoria e Treinamento Empresarial, conselheira da ABRH-SP e coautora dos livros Ser+com T&D, Ser+em Comunicação e do Manual das Múltiplas Inteligências.

  • Luiz Augusto Mattana da Costa Leite

    Luiz Augusto Mattana da Costa Leite

    Graduado em Administração pela Ebape/FGV, atua como diretor da Change Consultoria de Organização. É membro do comitê de criação do CONARH, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Consultores de Organização (IBCO), conselheiro da ABRH-RJ e da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Coordena o GRHRio, grupo de diretores de RH, e é coautor do livro Consultoria em Gestão de Pessoas.

  • Luiz Carlos Andrade Souza

    Luiz Carlos Andrade Souza

    Luiz Souza é Administrador de Empresas formado pela Universidade São Francisco e Bacharel de Direito pela Faculdade de Bauru com extensão em RH pela Universidade de Michigan. Possui mais de 20 anos de vivência na área de Relações Trabalhistas e Sindicais em empresas nacionais e multinacionais, de diversos segmentos. Atua como negociador de Acordos Coletivos, Banco de Horas, Convenções Coletivas, Compensação de Horas e Controles internos. É membro da SOBRATT – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades.

  • Luiz Luzzi

    Luiz Luzzi

    Graduado em Administração pela FGV, atuou como executivo de RH nas empresas Alcan, Aços Anhanguera, Comabra e Cosipa, e como Administrativo no Centro Empresarial de São Paulo. Atual CEO da Serbras Saneamento.
    Foi presidente da ABRH-SP e do IBRA - Instituto Brasileiro de Relações do Trabalho (OIT) e coordenador dos grupos informais de RH Diógenes e CRI.

  • Magnus Ribas Apostólico

    Magnus Ribas Apostólico

    Administrador de Empresas com especialização em RH. Possui experiência de 30 anos em Gestão de RH e Negociações Trabalhistas nas áreas de mineração, siderurgia, metalurgia, portos e setor financeiro. É representante da Consif – Confederação Nacional do Sistema Financeiro no Fórum Nacional do Trabalho, na Comissão Interministerial Tripartite de SST e no Conselho de Relações do Trabalho, do MTE.

  • Maria Cristina Mattioli

    Maria Cristina Mattioli

    Desembargadora do Trabalho Aposentada, é advogada, mestre em Direito pela Harvard Law School, doutora em Direito pela PUC/SP, pós-doutora pela Harvard Law School e pela London School of Economics. É membro do Conselho de Relações do Trabalho da Fiesp e membro do Conselho Superior de Direito da Fecomercio.

  • Mário Luiz Lopes Bittencourt

    Mário Luiz Lopes Bittencourt

    Sócio-diretor da BBCA – Barreto Bittencourt Consultores Associados desde 1999, tem assessorado empresas nas áreas de hunting, cargos e salários, negociação sindical data base, fechamento/ transferência de plantas industriais e PLR. Exerceu papel executivo em organizações como Iochpe-Maxion, Brastemp, Indústrias Monsanto, Arteb e Ford Brasil. É membro dos grupos informais de Recursos Humanos CEAP-RH e Grhubedi.

  • Nadia Demoliner Lacerda

    Nadia Demoliner Lacerda

    Advogada. Especialista em Direito Empresarial – Mackenzie, Mestre e Doutora em Direito do Trabalho - Universidade de São Paulo. Sócia responsável pela coordenação da área consultiva e contenciosa trabalhista do escritório Mundie e Advogados, atuando principalmente na elaboração de pareceres e assessoria preventiva e contenciosa a clientes nacionais e estrangeiros em temas trabalhistas, negociações coletivas e conflitos individuais e coletivos. Membro efetivo, expositora e participante da International Bar Association- IBA, colaboradora no Brasil do projeto Doing Business do Banco Mundial, membro do Instituto Brasileiro de Direito Social Cesarino Junior, membro do Comitê de Direito Acidentário da OAB/SP, foi professora da FADISP - Faculdade autônoma de Direito de São Paulo, até 2010. Autora dos livros: Migração Internacional a Trabalho, LTr, outubro/2014 e Segurança e Saúde do trabalhador, LTr, setembro/2011, e co-autora do livro Global Mobility Handbook, Saraiva, 2009.

  • Orlando Lopes Junior

    Orlando Lopes Junior

    Advogado pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, especialização em Relações Trabalhistas e Sindicais pela Universidade de São Paulo.
    Executivo de Recursos Humanos nas empresas, Ford Brasil S.A. Volkswagen/Autolatina, Reckitt Benckiser Brasil, Unilever e Nissan Automóveis Ltda.
    Diretor de Recursos Humanos nas empresas PepsiCo do Brasil Ltda.; Renault do Brasil S.A.; Pirelli Energia Cabos e Sistemas do Brasil S.A.; Olivetti (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela e México) Tim Celular S.A.; Industrias Arteb S.A.

  • Reginaldo de Almeida Costa

    Reginaldo de Almeida Costa

    Executivo de RH, com mais de 20 anos de atuação em posições estratégicas de gerência e diretoria de RH de empresas nacionais e multinacionais de presença internacional e operações globais; carreira complementada por liderança de projetos de consultoria em Gestão de Pessoas para os segmentos de Serviços, Industria Têxtil, Automotivo, Jurídico, Químico, Metalúrgico, Seguros, Bancos e Financeiras, Serviços Jurídicos, Supermercado e Varejo. É formado em Administração de Empresas (FMU) e Comunicação Organizacional (FIAM), com MBA Executivo (UNICLAR) e MBA-HR (FIA). Formação Executiva, certificado em Seis Sigma como Black Belt (POLI-USP), Qualidade de Vida no Trabalho (FIA), Gestão do Conhecimento (FGV-SP) e Administração de RH (FGV-SP).

  • Ricardo Albregard

    Ricardo Albregard

    Advogado, com especialização em Direito Empresarial pelo Mackenzie e MBA em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Política e Administração pela Escola Paulista de Direito, é presidente da AGEV - Associação de Gestão de Despesas de Veículos e diretor do Comitê de Marketing de Incentivo da AMPRO - Associação de Marketing Promocional.

  • Roberto Baungartner

    Roberto Baungartner

    Advogado, doutor em Direito pela PUC-SP, é vice-presidente do IBDC - Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, diretor da CNTUR – Confederação Nacional do Turismo, consultor e professor (licitações e contratos) do ICG - Instituto de Compras Governamentais. Atua também como palestrante sobre o acesso das micro e pequenas empresas às compras governamentais, em eventos promovidos pelo Sebrae.

  • Rutílio Rachelle

    Rutílio Rachelle

    Administrador de empresas pela Universidade da Cidade de São Paulo, com 32 anos de carreira em gestão de Recursos Humanos, especialista em legislação trabalhista e afins, é atualmente gerente de RH do Grupo Tegma. Exerceu funções de conselheiro fiscal de entidade de previdência privada, diretor tesoureiro de cooperativa de crédito, diretor de associação esportiva e membro de colegiado de gestão da empresa Direct.

  • Silas Oliveira

    Silas Oliveira

    Advogado, com especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela PUC/SP. Trabalhou por 10 anos em Big Four (PwC e EY), nas áreas de gestão de BPO Jurídico e RH, M&A e consultoria trabalhista e previdenciária. Trabalha atualmente como Gerente do Departamento Jurídico Trabalhista da Arcos Dourados (McDonald’s).

  • Tiago Rodrigues de Castro

    Tiago Rodrigues de Castro

    Advogado, pós-graduado em Direito do Trabalho pela PUC/SP-Cogeae. Cursando LL.M. Pós-graduação em Direito Tributário no Insper-SP. É Coordenador de Relações Trabalhistas na Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô/SP e atua na área há mais de dez anos.

  • Valéria Cabral

    Valéria Cabral

    Mestre em Comunicação pela ECA/USP, com bacharelados em Jornalismo e Relações Públicas e especialização em Inclusão e Diversidade no Trabalho, Negociação Sindical, Gestão de Pessoas e Mudanças e Comunicação Interna. É chefe do Departamento de Administração de Pessoas e Relacionamento com Empregados no Metrô-SP e atua como professora no Programa de Educação Continuada em Comunicação Corporativa da Escola de Comunicações e Artes (MBA-ECA/USP).

  • Virginia Eudóxia Michel Presser

    Virginia Eudóxia Michel Presser

    Advogada, com especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e co-autora do livro Direito do Trabalho, da Lex Editora. Cursando MBA de Gestão Empresarial na FGV. Atua na área de Relações Trabalhistas e Sindicais, tendo trabalhado em empresas de vários segmentos como Atento, Líder Telecom e Volkswagen. Atualmente trabalha na Natura, na área de Relações do Trabalho Corporativo.

  • Wolnei Tadeu Ferreira

    Wolnei Tadeu Ferreira

    Advogado e administrador, pós-graduado em Recurso Humanos, é sócio titular do escritório Ferreira Rodrigues Sociedade de Advogados. Atua também como diretor jurídico da ABRH-Nacional e da Sobratt – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, diretor tesoureiro do Sindicato das Sociedades de Advogados de SP/RJ e membro convidado do Conselho Superior Jurídico da Fiesp.