Volume de vagas temporárias triplicou no 1º quadrimestre

Números são da 1ª edição do Índice Adecco, com dados sobre contratações realizadas 

Segundo a 1ª edição do Índice Adecco, com dados sobre as contratações realizadas no 1º quadrimestre de 2020, o número de vagas temporárias triplicou, um aumento de 213% comparando com o mês de janeiro, com alta na média salarial de 17%, especialmente por conta das mudanças no mercado de trabalho, em função da pandemia.

De janeiro a abril desse ano, foram realizadas mais de 1.500 contratações, o que demonstra que o mercado, apesar do atual cenário, tem valorizado a criação de novas posições. Os setores com maior demanda no período foram, respectivamente: Delivery, Tecnologia, Mineração, Medicina e Saúde, E-commerce, Indústria e Seguros.

Com relação aos tipos de contratação, as vagas temporárias representam a maioria das contratações realizadas neste período: 72% foram para posições temporárias, 15% efetivas e 13% terceirizadas. Os cargos temporários com maior demanda foram Shopper, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro, Auxiliar de Produção e Operador de Atendimento, sendo que 53% dos profissionais são mulheres e 47% homens, com uma faixa etária de 28 a 37 anos.

Os níveis hierárquicos das posições com maior número de contratação foram: operacional (57%), administrativo (20%) e especialista (20%). Os estados que mais contrataram foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

 

Fonte: Adecco
Imagem: Pexels