Campanha Abril Verde incentiva a prevenção para evitar mortes no ambiente de trabalho

Promulgada em 2005, a lei nº 11.121 criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

 

O Brasil registra uma média superior a 700 mil acidentes de trabalho por ano desde 2010, segundo dados da Previdência Social. Dos 704 mil casos registrados em 2014, 2.783 foram fatais e 251,5 mil resultaram em afastamentos por período superior a 15 dias. Para combater essa realidade e chamar atenção da sociedade sobre a importância da prevenção, o Ministério Público do Trabalho (MPT) se uniu à campanha Abril Verde, dedicada à memória das vítimas de acidentes de trabalho e cuja edição de 2017 tem início oficial nesta quarta-feira (5 de abril). A ação faz parte das atividades da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat).

Abril foi escolhido em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7, e ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado no dia 28, data instituída por iniciativa de sindicatos canadenses e escolhida em razão de uma explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a Lei nº 11.121, que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho,também comemorado no dia 28, foi promulgada em maio de 2005.

Durante todo o mês, serão realizadas atividades de conscientização, como a exposição fotográfica Trabalhadores, que será exibida simultaneamente nas 24 Procuradorias-Regionais do Trabalho e na PGT. A mostra também ficará em cartaz por uma semana na Câmara dos Deputados e uma versão reduzida será exibida no Palácio do Planalto na última semana de abril. Além disso, os prédios da PGT e de instituições parceiras serão iluminados na cor verde, assim como os sites e perfis nas redes sociais dos participantes que farão alusão à cor temática.

Nos jogos realizados no dia 26 de abril pela rodada da Copa do Brasil, será realizado um minuto de silêncio em memória às vítimas de acidentes de trabalho. A ação é uma parceria do MPT com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que aceitou o convite e se engajou na campanha.

Ainda, o MPT lançará um kit com nove edições da revista MPT em Quadrinhos, em que são abordados temas relativos à saúde e à segurança dos trabalhadores. Os números da publicação, elaborada pelo MPT no Espírito Santo, serão distribuídos para todo o país. Os temas abordados envolvem construção civil, equipamentos de proteção individual, doenças ocupacionais, acidentes de trajeto, entre outros.

Foto de abertura: Cegoh|Pixabay