CORHALE acompanhou 244 proposições em 2017

Balanço das atividades do ano foi feito na última reunião do comitê, realizada no dia 12 de dezembro, na sede da ABRH-SP

O CORHALE tem ampliado ano a ano sua influência no Congresso Nacional. Neste 2017, o comitê acompanhou 244 proposições de parlamentares – 155 originadas na Câmara dos Deputados e 89 no Senado Federal. Desse total, 94 sofreram algum tipo de movimentação no ano, sendo que 48 delas tinham Notas Técnicas emitidas pelo CORHALE com pareceres favoráveis ou desfavoráveis para influenciar a posição dos parlamentares.

Das 94 movimentadas, 34 tiveram aprovação ou rejeição em comissão, ou voto favorável ou pela rejeição dado pelo relator. O posicionamento do comitê teve ganho em 15 Notas Técnicas ou 44% delas. Os números, que não diferem muitos dos do ano passado, quando o CORHALE teve ganho em 43% das proposições movimentadas, foram apresentados por Iradj Eghrari, diretor-gerente da Ágere Cooperação em Advocacy, assessoria do CORHALE no Congresso Nacional, na última reunião do comitê, realizada na semana passada na sede da ABRH-SP.

Segundo Eghrari, também foram feitos 34 contatos com relatores de projetos de lei para instruir seus posicionamentos e encaminhados nove ofícios a todos os membros de comissões antecedendo uma votação de relatório. “Foi um ano conturbado politicamente, com muito foco na reforma trabalhista. Grande número de projetos de lei, cerca de 50, entraram para anular ou alterar a reforma. Em razão disso, poucos projetos caminharam.”

A reforma trabalhista também movimentou as atividades do CORHALE neste ano. Além de participar das audiências públicas que antecederam a aprovação da reforma e organizar eventos sobre o tema, os integrantes do comitê apresentaram palestras e workshops com foco nas mudanças decorrentes da nova legislação em diversas cidades do país. O posicionamento do comitê ganhou destaque na imprensa nas páginas da ABRH-SP e da ABRH-Brasil publicadas semanalmente no jornal O Estado de S. Paulo, e nos jornais e programas de rádio e TV de repercussão nacional.

 

Na foto, integrantes do CORHALE na última reunião do ano