Presidente da ABRH-SP tomou posse no Conselho Superior de Relações do Trabalho da FIESP

Em reunião extraordinária do Conselho Superior de Relações do Trabalho (CORT) da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, realizada em 20 de fevereiro, o presidente da entidade, Paulo Skaf, deu posse aos novos conselheiros do órgão, entre eles o presidente da ABRH-SP Theunis Marinho.

Inaugurado em junho de 2015, o CORT é um órgão técnico estratégico presidido por Roberto Della Manna, vice-presidente da FIESP e ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que tem como objetivo debater, realizar estudos e propor políticas na área jurídica e legislativa do trabalho, analisando a repercussão das atitudes e posições da FIESP e contribuindo para o diálogo permanente com os demais segmentos da classe empresarial e da sociedade em geral. Entre os conselheiros estão ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do TST, advogados, executivos e empresários. O integrante do CORHALE e diretor Jurídico da ABRH-Brasil, Wolnei Tadeu Ferreira, também integra o conselho.

“Até o final dos anos 1980, umas das áreas vinculadas ao RH mais exigidas nas empresas brasileiras era a de relações trabalhistas em razão do crescimento industrial, que gerava muitos empregos com carteira assinada, e do movimento sindical. Com o tempo, houve uma transformação estratégica nas atividades de RH e outras áreas, como retenção de talentos, treinamento e desenvolvimento, políticas salariais e planos de benefícios, ganharam importância nas organizações. Nos dias de hoje, porém, como a questão trabalhista é um nó que precisa ser desatado para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, o tema Relações do Trabalho voltou a ser valorizado”, comentou Theunis.

Segundo ele, nossa legislação trabalhista é arcaica, ultrapassada e fora da realidade, não só no contexto brasileiro, mas do mundo. “Precisamos gerar oportunidades de trabalho para todos, principalmente para jovens e mulheres, em um contexto no qual as próprias formas de emprego estão mudando no planeta. O foco não pode ser mais garantir empregos e direitos apenas para uma minoria. Temos de ter uma legislação mais flexível e condizente com as questões contemporâneas, que gerem trabalho e oportunidades para todos. O Brasil não precisa nem inventar a roda, só copiar de países que estão dando certo.”

Cerimônia

Durante a cerimônia de posse dos conselheiros do CORT, Skaf também defendeu a flexibilização das leis trabalhistas. “No futuro, uma das grandes crises a ser enfrentada é a do desemprego. Nesse sentido, é fundamental a reforma trabalhista”, afirmou, dizendo-se confiante quanto às mudanças em curso propostas pelo governo federal. Já Della Manna agradeceu aos antigos e novos conselheiros que integram o CORT, lembrando dos desafios que serão enfrentados neste ano no campo das relações de trabalho.

 

Crédito da foto: Ayrton Vignola/FIESP