12 mil autorizações de trabalho para estrangeiros no 1º semestre

Estados Unidos ocupam o 1º lugar do ranking dos trabalhadores autorizados a trabalhos temporários e permanentes no Brasil

O Ministério do Trabalho (MTb) concedeu 11.998 autorizações de trabalho temporário ou permanente para estrangeiros no país entre janeiro e junho de 2017. Os dados fazem parte do relatório elaborado pela Coordenação Geral de Imigração (CGig) do MTb.

As autorizações do primeiro semestre foram 2.440 inferiores ao mesmo período de 2016, que fechou em 14.438 autorizações. O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, explica que essa diferença já era esperada, uma vez que no ano passado o Brasil sediou os Jogos Olímpicos, evento que resulta em grande movimento de profissionais estrangeiros no país.

De acordo com o coordenador da CGig, Hugo Gallo, para que o estrangeiro exerça alguma atividade laboral no Brasil é obrigatória a autorização. E ele pode obter mais de uma autorização. “A maioria das autorizações foi para profissionais das ciências e das artes, técnicos de nível médio, membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas e gerentes”, observa Gallo.

Tipos de autorizações

As autorizações temporárias são as mais procuradas pelos profissionais estrangeiros. De janeiro a junho, foram 11.483 documentos expedidos nessa modalidade e 515 permanentes.  Desses, os americanos obtiveram o maior número de concessões. Foram 2.170 documentos emitidos para pessoas originadas dos Estados Unidos.

Filipinas vem logo em seguida com 1.224 autorizações neste semestre ante 1.437 no ano anterior. Já os chineses são os terceiros que mais procuraram o Brasil para trabalhar, com 799 autorizações. Um crescimento de 68,56% em relação ao mesmo período do ano passado. A China é seguida pelo Reino Unido (+778), França (+579), Índia (+538) e Japão (+255).

Mercosul

Entre os países do Mercosul e associados, o destaque é para a Venezuela, com 147 autorizações, um aumento de 86% em relação a igual período de 2016. Em seguida, vêm Argentina (+81), Colômbia (+65) e Chile (+52).

Entre os estados, o Rio de Janeiro é o que mais demanda pela mão de obra estrangeira. Foram 5.325 autorizações para estrangeiros no estado. São Paulo, em segundo, recebeu 4.634.