13ª Semana Nacional da Conciliação será realizada entre 5 e 9/11

Evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com os tribunais de justiça, do trabalho e os federais

A 13ª Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais de justiça, do trabalho e os federais, será realizada entre os dias 5 e 9 de novembro deste ano. O objetivo do evento é promover a cultura do diálogo entre as partes de um conflito.

No âmbito do Tribunal Regional do trabalho da 2ª Região (TRT-2), a Semana da Conciliação ficará sob a responsabilidade do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec-JT2). Serão incluídos em pauta de audiência os processos com potencial conciliatório, por iniciativa do juízo, em decorrência de inscrição realizada pelas partes ou mesmo por iniciativa dos Cejuscs-JT.

Resultados positivos em 2017

No ano passado, a 12ª Semana de Conciliação proporcionou, no âmbito do TRT-2, resultados expressivos. De acordo com a Assessoria Estatística e de Gestão de Indicadores do Tribunal, a soma total dos valores homologados alcançou R$ 77.103.726,72. Num total de 16.696 audiências realizadas, foram homologados 4.686 acordos.

Já no âmbito das três Justiças (Estadual, Federal e Trabalhista), estatísticas do CNJ apontam que, em 2017, quase 40% das audiências realizadas resultaram em conciliação. O valor total dos acordos homologados ultrapassou R$ 1,58 bilhão. Foram cerca de 757 mil pessoas atendidas.

Fonte: TRT-2