17,5 mil vagas de trabalho temporário ainda podem ser preenchidas no Brasil

A pouco menos de um mês para o Natal, 17,5 mil vagas temporárias ainda estão disponíveis em todo o país. Destas, 59% estão no comércio, 36% no setor de serviços e 5% na indústria.

Dentre as empresas contratantes pesquisadas, 71% preferem contratar temporários com experiência anterior e com 2º Grau de escolaridade, revela pesquisa da Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt) e do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem), realizada pelo Centro Nacional de Modernização Empresarial (Cenam).

A indústria recruta para vagas temporárias com antecedência, em meados de setembro, mas, segundo a pesquisa, cerca de 870 postos de trabalho ainda podem ser preenchidos. As funções requisitadas são: operacional (27%); técnica (11%); administrativa (9%); e comercial (7%).

Há possibilidade de o maior número de contratações de última hora ser feito pelo comércio. Segundo o levantamento, setor tem potencial para mais de 10 mil vagas temporárias (59%). As funções requisitas são: vendedor (67%); repositor (13%); fiscal de loja (11%); crediário (5%); outros (4%).

Para Vander Morales, presidente da Fenaserhtt e do Sindeprestem, o levantamento reflete a situação econômica do país: “O comércio, no geral, contrata pontualmente para atender ao acréscimo de movimentação nesta época do ano. Com o Brasil em crise, a tendência é que os consumidores comprem menos. Na dúvida, o comércio vai contratar em cima da hora e não terá tempo para treinamentos, por isso tantas vagas nesse segmento e a preferência por candidatos com experiência na função”.