280 mil jovens foram contratados como aprendizes

Dados em nível nacional são de janeiro a agosto deste ano

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que entre janeiro e agosto deste ano foram efetuadas 280 mil novas contratações na modalidade aprendizagem, levando em consideração as admissões de jovens em todo o Brasil, frente a aproximadamente 213 mil desligamentos, o que significa um saldo de novas vagas de cerca de 67 mil novos postos de trabalho.

Para Humberto Casagrande, CEO do CIEE Centro de Integração Empresa-Escola o número reflete o preenchimento de oportunidades que deixaram de ser preenchidas em 2020, em virtude do agravamento da pandemia. Desse total, o CIEE foi responsável por aproximadamente 35 mil novas vagas de janeiro a julho, o que representa um crescimento de 57% em comparação com o mesmo período de 2020.

 “A legislação estabelece uma cota para a contratação de aprendizes de no mínimo 5% da força de trabalho de referência da empresa. A iniciativa é voltada a jovens entre 14 anos e 24 anos, que recebem também capacitação profissional. De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Previdência, há cerca de 425 mil aprendizes ativos no país. Se todas as empresas cumprissem a cota, o número seria de quase 885 mil”, explicou Casagrande.

 

Imagem: Pexels