50% dos profissionais pretendem mudar para uma startup em seu próximo passo na carreira

É o que aponta novo relatório da consultoria Robert Walters

Metade dos profissionais seniores afirma que consideraria uma startup em seu próximo passo na carreira, descartando empresas tradicionais. Com uma estimativa de 40% dos profissionais querendo mudar de emprego este ano, os especialistas da consultoria global de recrutamento Robert Walters, alertam para a Grande Demissão Corporativa, na qual as empresas mais estabelecidas podem perder seus melhores talentos para startups emergentes e de rápido crescimento, cuja cultura está bem alinhada a um mundo pós-pandemia.

De acordo com um novo relatório da Robert Walters – Aja Como uma Startup e Recrute os Melhores Talentos –, ​​o número de profissionais que trabalham em startups cresceu consideravelmente nos últimos 12 meses, com expectativa de crescimento à medida que profissionais de tecnologia, marketing, RH, jurídico e financeiro estão em alta demanda de empresas de alto crescimento.

“Após qualquer período de mudança econômica, normalmente vemos uma onda de atividade empreendedora ou de startup – e, portanto, não me surpreende ouvir sobre o sucesso desses negócios. O que é interessante, porém, é como essas empresas relativamente novas de 10 pessoas estão conseguindo atrair alguns dos principais talentos para longe de empresas tradicionais, que oferecem níveis muito mais altos de segurança no emprego. Após a pandemia, vimos uma mudança sísmica no que os profissionais querem de seu empregador – com propósito, cultura e pessoas, classificados acima da remuneração competitiva e da escada corporativa bem mapeada”, comenta Richard Townsend, diretor da Robert Walters Brasil.

A capacidade de ser inovador (47%), realizar trabalhos interessantes (34%), estar exposto a uma gestão aberta e eficaz (30%) e ter altos níveis de autonomia (28%) parecem ser os principais fatores que levam os profissionais a deixarem seus empregos em grandes empresas.

Na verdade, é a estrutura plana e a natureza rápida do negócio que mais atraem profissionais ambiciosos – com 52% afirmando que mudariam para uma startup por salários mais baixos se vissem uma oportunidade de progredir muito mais rápido do que fariam dentro de uma configuração corporativa.

 

Fonte: Robert Walters

Imagem: Pixabay