7ª edição do congresso Life no formato presencial trouxe discussões sobre desafios reais para as empresas e destacou a urgência por transformações

A 7ª edição do Life – Liderança Feminina em Movimento, realizada pela ABRH-SP em versão presencial, reuniu mais de 500 participantes na última sexta-feira (05/08), no Villa Blue Tree, em São Paulo. Com a presença de c-levels e executivos de Recursos Humanos, o congresso organizou durante todo o dia as palestras magnas, plenárias e simultâneas em torno do tema central “Liderança Feminina: Diálogos Estratégicos para a Equidade”. Com representantes das principais corporações brasileiras, o evento trouxe como novidade as Life Talks, palestras de curta duração conduzidas por especialistas. Este e outros formatos terão lugares de honra também na próxima edição do congresso.

Após duas versões digitais, o Life em formato presencial foi sucesso de público e de conteúdo. “Além dos elogios à experiência e ao conteúdo, o feedback que recebemos dos participantes sinaliza a partir deste evento uma mobilização por ações concretas nas organizações para acelerar a mudança de cenário no mercado corporativo e na sociedade”, afirmou Luiz Drouet, presidente da ABRH-SP.

Janine Goulart, vice-presidente da ABRH-SP destacou a atualidade do tema do congresso diante da realidade nacional. “O papel da liderança é extremamente importante quando falamos sobre equidade de gênero, seja com relação ao suporte para as mulheres em duplas jornadas de trabalho, ao apoio para superar qualquer causa, qualquer situação relacionada à ‘síndrome da impostora’, e também ao suporte com relação a desenvolvimento, mesmas oportunidades, carreira de sucesso e treinamento”, disse.

Da mesma forma que o presidente Luiz Drouet, Janine enfatizou que a partir dos temas inovadores e atuais trazidos pelo Life é preciso agilidade por parte das organizações para planos de ação que efetivem as transformações necessárias nos cenários corporativos.

Na visão de Livia Mandelli, coordenadora de conteúdo do Life, o evento conseguiu agrupar discussões importantes alinhadas com trends nacionais e internacionais. “O Life tenta trazer para a sociedade todos os temas que ainda não estão sendo discutidos no nosso país, mas que precisam ser debatidos com absoluta maturidade para trazer o posicionamento da mulher no mercado”, ponderou. “Não estamos falando mais sobre o empoderamento feminino, mas das competências da mulher, de como o olhar dela traz resultados para os negócios”, completou.

No período da manhã, dedicado a c-levels, foram realizadas três palestras magnas com temas distintos. A primeira abordou o crescimento profissional das mulheres nas organizações. A segunda trouxe os desafios nos negócios para resultados sustentáveis.

Como mediador da terceira palestra magna da manhã, “Explorando o ‘S’ (do ESG) como ferramenta estratégica para equidade de gênero e valor social”, Drouet destacou: “O painel foi muito rico pelo exemplo de organizações que estão fazendo ações concretas e conectadas com o S do ESG alinhadas ao tema da igualdade de gênero. São práticas que podem e merecem ser replicadas por outras empresas para ampliar o impacto positivo destas ações.”

À tarde, a programação voltada à comunidade de Recursos Humanos organizou duas palestras magnas, uma delas sobre os desafios do posicionamento feminino para a transformação.

À plenária que discutiu autogestão e potência feminina seguiram-se duas simultâneas. Uma delas convidou a plateia a refletir sobre os desafios do posicionamento feminino para as transformações organizacionais, a cultura de inovação pelo olhar de mães, pais e figuras parentais das equipes. A segunda destacou a pesquisa KPMG, “Acelerando o futuro das mulheres nos negócios”.

 

Life Talks

Na retomada do formato presencial, o congresso destacou o lançamento das Life Talks, com palestras de 13 minutos ministradas por especialistas. Neste formato, que é novidade no evento, foram discutidos os assuntos mais importantes da atualidade: o etarismo como estratégia de negócios; a real inclusão LGBTQIA+ nas organizações; inserção feminina no universo tech.

Uma das Life Talks mais esperadas, “Equal Pay, Equal Salary”, abordou a discrepância de oportunidades em uma sociedade desigual e a necessidade urgente de transformação.

No ano que vem, a próxima edição do Life, segundo Livia Mandelli, vai agregar novos modelos de palestras no evento. “O modelo de talks foi ótimo. Conseguimos dinamizar o formato e agregar mais conteúdo”, destacou.

 

Solidariedade

Durante o 7º Congresso Life, o Instituto Amor em Mechas realizou uma ação cortando cabelos, que posteriormente serão usados para confecção de perucas para mulheres em tratamento de câncer ou alopecia.

Em colaboração com a campanha “Menina Mulher”, realizada pela Associação Mulher Empresária de São Paulo (Amepic SP), o evento também arrecadou absorventes higiênicos. Os itens serão destinados a mulheres em situação de pobreza menstrual.

A edição 2022 do Life, iniciativa da ABRH-SP, teve como patrocinadores o Bradesco (Diamante) e a Alelo (Ouro).