Cai volume de empregadores que esperam demitir no primeiro trimestre de 2016

Pesquisa do ManpowerGroup, empresa de soluções de gestão e contratação de pessoas, aponta que as atividades no mercado de trabalho brasileiro deverão permanecer negativas no primeiro trimestre de 2016.

O índice de contratação previsto para o período é de -13%, ante -9% computado para o último trimestre de 2015.

Porém, em relação aos dados do último trimestre de 2015, o percentual de empregadores que preveem uma diminuição do quadro de pessoal entre janeiro e março de 2016 caiu 4 pontos percentuais, passando de 23% para 19%. Ou seja, menos gente deve demitir.  O volume daqueles que não deverão alterar a folha de pessoal subiu três pontos, saindo de 65% para 68%, e dos que esperam contratar permaneceu no mesmo patamar, de 9%.

No Brasil, o estudo ouviu 851 executivos líderes de Recursos Humanos.

Comparação por setor

As expectativas para contratações no primeiro trimestre de 2016 deverão declinar em seis das oito indústrias avaliadas pelo estudo. Porém, o setor de finanças se mostra um pouco mais otimista. Na variação trimestral, as perspectivas para contratação na área subiram 5 pontos percentuais, saindo de 4% para 9%, no primeiro trimestre de 2016.

As mais fracas intenções para contratação estão no setor da construção, com índice de – 32%. Na sequência surgem os segmentos de transporte, com -16%, e o da manufatura, com -14%. Os empregadores do setor de serviços e da agricultura, pesca e mineração também seguem pessimistas, com perspectivas negativas para novas admissões, de -11% e -10%, respectivamente.

Comparação regional

Empregadores de todas as cinco regiões do Brasil projetam uma baixa expectativa de contratações para o primeiro trimestre do ano que vem. Os empregadores dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro são os mais pessimistas: em ambos, as expectativas de admissão para o primeiro trimestre do ano são de -14%. Na Grande São Paulo esse índice é de -12% e em Minas Gerais e Paraná de -8% e -6%, respectivamente.