Câmara debate aprimoramento da lei da aprendizagem profissional

Objetivo é aumentar a inserção de jovens na educação para o trabalho

 

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debate, nesta quinta-feira (28), a necessidade de atualização da legislação da aprendizagem profissional e o aprimoramento da política de inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Para o deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), que solicitou a audiência pública, o Brasil tem uma longa caminhada para aumentar a inserção de jovens na educação profissional. Segundo ele, durante um debate realizado no dia 31 de agosto pelo colegiado foi apresentada a estatística de que somente 8% dos jovens no Brasil fazem educação profissional, enquanto na União Europeia 50,4% dos estudantes do ensino médio optam pela educação profissional.

O deputado destaca que neste mesmo debate foi apontado que cursos técnicos apresentam-se “como a porta de entrada no mundo profissional, com perspectiva de retorno econômico e desenvolvimento social para a pessoa, para as famílias e para o país”.

Foram convidados para discutir o assunto com os deputados a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eline Neves Braga Nascimento; o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Rafael Luchesi; o diretor do Departamento de Políticas de Empregabilidade do Ministério do Trabalho, Higino Brito Vieira; a ministra do Tribunal Superior do Trabalho Kátia Magalhães Arruda; o procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury; a coordenadora do Centro Salesiano ao Adolescente Aprendiz, Tatiana Furtado; e o diretor do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, Ricardo Romeiro.

A audiência está prevista para as 9h30.

 

Fonte: Agência Câmara Notícias
Foto de abertura: Skeeze/Pixabay