Cerca de 90% das brasileiras já foram assediadas em centros urbanos – 23% delas no trabalho
De acordo com a pesquisa da organização internacional ActionAid, 87% das mulheres brasileiras sofreram assédio no último mês.
Os dados, divulgados na última sexta-feira (25), dia internacional pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, apontam ainda que 16% da população feminina do país relataram ter sido assediadas antes dos 10 anos e 55%, com 18 anos ou menos.
A maioria (55%) das entrevistadas disse ter sido assediada nas ruas, e 23%, no ambiente de trabalho. Os assovios (65%) foram as principais formas de assédio relatadas pelas entrevistadas, mas comentários de cunho sexual ocorreram com mais da metade das mulheres (52%), seguidos de insultos (38%), perseguição na rua (29%), exibições por parte de homens (29%) e ser tocada (20%).
Para a pesquisa, foram considerados assédio os atos indesejados, ameaçadores e agressivos contra as mulheres, podendo configurar abuso verbal, físico, sexual ou emocional. Além das brasileiras, foram ouvidas tailandesas, indianas e britânicas. O Brasil é o que apresenta a maior incidência de assédio entre as mulheres e, também, entre aquelas que sofreram assédio antes dos 10 anos.
Fonte: Portal Brasil