CNJ lança pesquisa sobre serviços prestados pelo Judiciário
Meio remoto de atendimento e linguagem clara serão alguns dos itens avaliados
Até 18 de maio, interessados podem dar sua opinião sobre o funcionamento e o serviço prestado pelo Poder Judiciário em pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O estudo avalia a concordância ou não dos participantes em itens como: linguagem clara e fácil das decisões judiciais; razoável duração do processo; prioridade ao meio remoto para atendimento ao público e andamento processual; e mecanismos satisfatórios de acessibilidade (como disponibilização de intérprete de libras e material em braille).
Para a enquete, são disponibilizados quatro formulários direcionados a públicos diferentes: cidadãos que já tenham sido parte em algum processo judicial nos últimos cinco anos, advogados(as), defensores(as) públicos(as) e membros do Ministério Público.
O objetivo é obter informações sobre as dificuldades de acesso ao sistema de justiça, o acompanhamento processual e a efetividade na garantia de direitos a fim de aprimorar a prestação jurisdicional.
A iniciativa está relacionada aos indicadores de desempenho do macrodesafio “Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a Sociedade”, contido na Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, instituída pela Resolução CNJ nº 325/2020.
Responda à pesquisa aqui.
Fonte: Secom/TRT-2
Imagem: Tero Vesalainem/Pixabay