e-Social vai revolucionar o mundo do trabalho, diz Roberto Martins (foto)

Especialista em Relações Trabalhistas abordou o tema em evento na ABRH-SP

Em palestra realizada nesta quinta-feira (13), na sede da ABRH-SP, Roberto Martins, especialista em Relações Trabalhistas com mais de 30 anos de atuação em gestão de RH e desenvolvimento de organizações, abordou quanto a plataforma do e-Social irá revolucionar o mundo do trabalho.

De acordo com ele, a tecnologia digital que possibilita a centralização das informações que geram direitos e obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais passa a exigir que os profissionais de RH tenham conhecimento da área trabalhista, da qual se afastaram muito nos últimos anos.

“O e-Social vai obrigar uma mudança de cultura das empresas que têm muitas lacunas trabalhistas”, disse.

Segundo Martins, com a plataforma, as fiscalizações passarão a ser feitas por e-mail e on-line, o que vai exigir dos RHs a atenção a um grande número de questões, como, por exemplo, acordos informais de trabalho, recadastramento de dependentes, ponto eletrônico, processos de cadastros de exames médicos, rescisão de contratos, que agora, com a reforma trabalhista, passará a ser feitos sem a presença de sindicatos.

Para os profissionais presentes em sua palestra, o especialista deixou uma lição de casa: reunirem-se com diretores e gerentes para apresentar a plataforma e falar dos impactos nas áreas de RH e Financeiro, Medicina do Trabalho, Jurídica, Contábil/Fiscal e de Cadastro. “O RH tem que se tornar uma referência dentro do e-Social na empresa.”