Empresas de grande porte vão propor acordos a trabalhadores com ações na Justiça do Trabalho

Representantes das organizações assumiram compromisso com TST de fazerem propostas para mais de 2,5 mil processos

O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Emmanoel Pereira, recebeu, na semana passada, representantes de grandes empresas que se comprometeram a propor acordos a trabalhadores que têm ações na Justiça Trabalhista, dando fim a milhares de processos. As propostas serão analisadas por advogados e trabalhadores durante a III Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que acontecerá de 22 a 26 de maio em todas as regiões brasileiras.

O compromisso assumido é de propor acordo em mais de 2.500 processos de empresas como Vale, Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú Unibanco, Gol Linhas Aéreas, Claro, União, BRF Brasil e Contax. O montante equivale ao que um gabinete julga por mês no Tribunal.

“A conciliação é o caminho mais rápido e eficaz para solucionar processos trabalhistas”, afirma o ministro. Isso por que, de acordo com ele, a empresa vê seus processos serem escoados pela conciliação e o trabalhador evita um caminho longo de tramitação.

A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista é um esforço concentrado para solucionar o maior número possível de processos em todos os Tribunais do Trabalho do país. Qualquer empresa pode optar pela conciliação, independentemente do porte ou do número de processos existentes.

Foto de abertura: Thalita Dantas