Empresas efetivam 22% dos temporários no primeiro semestre de 2021

Há a expectativa de as contratações temporárias aumentarem também no 2º semestre

Segundo um levantamento realizado pela Employer, empresa de RH que oferece serviços e tecnologia para Recursos Humanos, no primeiro semestre de 2021 o número de trabalhadores temporários efetivados após o período de contratação foi de 22%, um percentual que já é visto desde 2020. Além do índice se manter o mesmo, as efetivações devem continuar em alta por conta da ampliação das contratações temporárias. No primeiro semestre deste ano, houve um aumento de 39% em contratação de temporários em comparação ao mesmo período de 2020, de acordo com outro levantamento realizado pela Employer.

Para a diretora de serviços da Employer RH, Vânia Montenegro, as efetivações são impulsionadas por conta de o quadro de funcionários das empresas ainda estar reduzido. “A modalidade de contratação temporária é uma alternativa para atender a essas demandas em situações de quadro reduzido. Quando o temporário é dedicado, realiza um bom trabalho e tem um bom convívio com os outros empregados, a empresa busca efetivá-lo”, comenta.

Montenegro explica que, nessa modalidade, a intermediação entre o trabalhador e a empresa cliente é realizada por uma agência de trabalho temporário. Além disso, a contratação possibilita atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de trabalho.

 

Vacinação

O aumento das contratações temporárias também está relacionado com a vacinação. “Com a antecipação da vacinação da população adulta no país, podemos perceber um aumento em relação à contratação de temporários, pois com a reabertura de atividades econômicas surgem mais demandas”, explica.

 

Segundo semestre de 2021

De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário – Asserttem, no segundo semestre de 2021, um dos setores que pode se destacar é o de Serviços, principalmente no que se refere a Serviços Pessoais, como hotéis, empresas de aviação e clínicas médicas. Montenegro explica por que há a expectativa de as contratações temporárias aumentarem no segundo semestre. “As empresas estão retomando cada vez mais suas tarefas e produção. Além disso, o setor de serviços, que estava com baixas demandas, já conseguiu notar uma possível tendência de crescimento por conta da reabertura das atividades econômicas”, diz.

 

Fonte: Employer RH

Imagem: Pexels