Encontro debaterá modelos de Justiça do Trabalho no mundo

Internacional, o evento sediado no TST contará com palestrantes da Alemanha, França, Holanda, Argentina e Uruguai

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) sediará, de 21 a 23 de agosto, no seu auditório principal, em Brasília, o Encontro Internacional de Juízes de Cortes Trabalhistas. O evento reunirá operadores do direito e sociedade para debater os modelos de justiça do trabalho no mundo, as mudanças decorrentes da reforma trabalhista no Brasil e o acesso à Justiça em causas laborais.

O encontro contará com palestrantes renomados de diversos países, como Alemanha, França, Holanda, Argentina e Uruguai. Nos três dias, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, servidores públicos e estudantes irão debater a organização do Poder Judiciário e a relevância da especialização no âmbito da aplicação do direito do trabalho.

O encontro é idealizado pelo Colégio de Presidentes e Corregedores de Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) e realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). Conta, ainda, com o apoio do TST.

 

Palestrantes

Entre os palestrantes internacionais estão Sebastian Rollof, magistrado do Tribunal Superior do Trabalho da Alemanha; Alain Lacabarats, magistrado do Conselho Superior da Magistratura da França; Gerrard Boot, juiz do trabalho na Holanda e secretário-Geral da Associação Europeia de Juízes de Cortes Trabalhistas; e Silvia Esther Pinto Varella, magistrada da Câmara Nacional de Apelações Trabalhistas da Argentina.

A abertura será feita pela ministra María Rossi, do Tribunal de Apelações do Trabalho do Uruguai. Ela vai abordar o tema “100 anos da Organização Internacional do Trabalho: A importância de uma Justiça do Trabalho efetiva”.

O evento contará ainda com palestras dos ministros do TST Maria Cristina Irigoyen Peduzzi e Mauricio Godinho Delgado, do desembargador Manoel Carlos Toledo Filho (do TRT da 15ª Região), dos procuradores do trabalho Cássio Casagrande e Rodrigo de Lacerda Carelli e do advogado e professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Estevão Mallet.

A programação completa e outras informações podem ser acessadas no site oficial do evento www.encontrointernacionaljt.com.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social / TST

Imagem: janeb13 /Pixabay