Mais de 50% das pequenas empresas cortaram vagas de emprego no ano passado

Uma pesquisa realizada com 1.250 pequenos empresários de todo o país mostra como as pequenas empresas estão enfrentando a crise econômica brasileira. O corte de vagas de emprego é um dos dados mais alarmantes do levantamento, já que 53,1% das empresas consultadas demitiram funcionários em 2015.

Esse dado, combinado com a perspectiva para 2016, mostra um cenário que mistura cautela, medo e, ao mesmo tempo, a busca por novos caminhos por parte das empresas: 47,7% afirmaram que estão estudando novas oportunidades e investirão nelas; 36,8% dizem que “sobreviverão” em 2016, ou seja, não terão lucro; e 15,5% temem ter de fechar seu negócio.

Conduzida pela ContaAzul, empresa de sistemas de gestão online para empreendedores, a pesquisa foi realizada na primeira semana de março e é a primeira do Termômetro ContaAzul, que trimestralmente apresentará um panorama do segmento.

Crédito
Quando o assunto é crédito, o levantamento também mostra uma realidade difícil: 59,7% recorreram a empréstimos nos últimos dois anos e destes, 81,8% usaram o financiamento para “capital de giro e para garantir a sobrevivência”, enquanto apenas 18,2% utilizaram os recursos para investimentos.

Questionados se as mudanças tributárias recentes causaram impacto em suas empresas, 81,4% foram muito impactados por elas, enquanto apenas 18,6%, pouco impactados.