Ministério do Trabalho lança plataforma digital com quatro novos serviços

Entre eles, encaminhamento do seguro-desemprego sem sair de casa e instalação da versão eletrônica da Carteira de Trabalho no smartphone

O Ministério do Trabalho lançou nesta terça-feira, no Palácio do Planalto, uma plataforma digital com quatro novos serviços para os trabalhadores: cursos de qualificação profissional gratuitos pela internet, encaminhamento do seguro-desemprego sem sair de casa, instalação da versão eletrônica da Carteira de Trabalho no smartphone e uso desse mesmo telefone para procurar vagas de emprego.

De acordo com cálculos do Ministério do Trabalho, a Escola do Trabalhador conseguirá qualificar profissionalmente cerca de 6 milhões de trabalhadores de todo o país. Os cursos poderão ser acessados por qualquer pessoa de um computador conectado à internet pelo site http://escola.trabalho.gov.br. Cinquenta cursos serão disponibilizados até o fim de 2018, todos gratuitos, sem pré-requisitos nem escolaridade mínima exigida.

O seguro-desemprego pela internet permitirá ao trabalhador solicitar o benefício, assim que receber os documentos demissionais, pelo site do portal de Serviços do Ministério do Trabalho Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br/). O prazo de 30 dias para receber o benefício começará a contar no momento em que ele preencher o cadastro no Emprega Brasil, não após o atendimento presencial, como ocorria. Isso agilizará o recebimento do benefício, diminuirá as filas e o tempo de atendimento nos postos do Sine, além de aumentar a capacidade desses postos de atender mais trabalhadores.

A Carteira de Trabalho Digital permitirá que os trabalhadores tenham, em mãos, sempre que precisarem, todas as informações que constam no documento físico atual. Nesse primeiro momento, ela ainda não substituirá a carteira de papel, mas facilitará as consultas. “Estimamos que até 70 milhões de pessoas possam baixar o aplicativo, que permitirá ao trabalhador ter consigo a Carteira de Trabalho, por onde for, permitindo que ele consulte instantaneamente suas informações pessoais e de contratos de trabalho diretamente pelo seu telefone celular”, disse o ministro Ronaldo Nogueira.

Essa mesma facilidade também será acessível na hora de procurar uma vaga de emprego com o Sine Fácil 2.0 – uma evolução do aplicativo atual que permitirá ao trabalhador encontrar de forma rápida e prática vagas de emprego disponibilizadas na rede Sine de todo o Brasil, candidatar-se às vagas, agendar entrevistas com empregadores e acompanhar a situação do benefício do seguro-desemprego.

 

Fonte: Ministério do Trabalho (Assessoria de Imprensa)