Para 83% dos trabalhadores, benefício refeição ajuda na alimentação saudável

Pesquisa foi realizada em todo o Brasil pelo Núcleo de Estudos Sodexo durante o mês de julho

Um levantamento realizado em todo o Brasil pelo Núcleo de Estudos Sodexo, criado pela Sodexo Benefícios e Incentivos, aponta que 83% dos trabalhadores brasileiros acreditam que o benefício refeição e/ou alimentação lhes ajuda a ter uma alimentação mais saudável e equilibrada. Entre os que não têm esses benefícios, 82% dos profissionais consideram que teriam uma alimentação melhor se tivessem acesso a esses benefícios.

A pesquisa, que coletou 14.806 respostas de trabalhadores durante o mês de julho de 2019, mostrou ainda que para os entrevistados as opções que mais os ajudam/ajudariam a ter uma alimentação saudável são: usar o vale-alimentação para comprar alimentos saudáveis para casa (84%), usar o vale-refeição para fazer refeições fora de casa (60%), reservar parte do orçamento para garantir a alimentação (38%) e cultivar vegetais e legumes em casa para consumo próprio (14%). Somente 4% dos trabalhadores afirmam que não têm esse tipo de preocupação no momento.

Ainda de acordo com o levantamento, quando questionados sobre os impactos de não ter uma alimentação saudável, os brasileiros apontaram como principais prejuízos: problemas de saúde – pressão alta, diabetes e outros – (83%); ganho de peso (59%); perda de produtividade no trabalho e na vida pessoal (38%); e sedentarismo (17%). Para 3% dos entrevistados, a falta de alimentação equilibrada não traz nenhum impacto negativo.

“Além de promover enormes benefícios para todos, a adoção de uma alimentação saudável amplia o número de profissionais mais motivados e produtivos. A partir dos resultados acima, podemos verificar que o trabalhador brasileiro sabe qual a importância do benefício refeição e/ou alimentação em sua vida, principalmente no que se refere a sua saúde. Nesse sentido, a pesquisa reforça ainda mais a importância do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), iniciativa que garante a quase 20 milhões de profissionais brasileiros o acesso a uma alimentação adequada, melhorando sua qualidade de vida e, consequentemente, aumentando sua produtividade. Ao promover acesso à alimentação de qualidade, o PAT ajuda a potencializar os resultados financeiros das empresas e uma maior competitividade da economia brasileira”, explica Willian Tadeu Gil, head de Relações Institucionais e Governamentais da Sodexo Benefícios e Incentivos.

Imagem: FotoshopTofs/Pixabay