Regional Campinas promove a 6ª edição do Fórum Inclusão de Pessoas com Deficiência

Programação do evento inclui a realização do 1º Fórum da Diversidade 

No próximo dia 28, a Regional Campinas promove no Auditório Dom Gilberto da PUC Campinas o 6º Fórum Inclusão de Pessoas com Deficiência “Além da Lei de Cotas” e o 1º Fórum da Diversidade. Ao longo de um dia, os dois eventos apresentarão cases de inclusão e diversidade, além do debate de questões como o impacto das novas tecnologias na inserção da Pessoa com Deficiência (PcD) no mercado de trabalho.

A abertura dos fóruns será feita por Theunis Marinho, presidente da ABRH-SP. Ele lembra que esse grande evento já está consolidado como um dos principais espaços de discussão e proposição de ações sobre o tema e que a Associação tem levantado a bandeira da inclusão das PcDs no mercado de trabalho de maneira muito consistente.

“O 6º Fórum Inclusão de Pessoas com Deficiência ‘Além da Lei de Cotas’ e o 1º Fórum da Diversidade se propõem a refletir sobre modelos, inspirar a superação de diferenças, quebrar barreiras e reunir pessoas, seguindo firmemente o propósito de inovação e amadurecimento que gravita em torno do tema inclusão e diversidade”, diz Fabiola Lencastre, diretora da Regional.

Três painéis ocuparão a programação da manhã. O primeiro apresentará cases de inclusão, de empresas e organizações, como Siemens, Galvani, DHL, Citrosuco e Sinicesp – Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo.

O segundo painel – Desmistificando a Inclusão sob a Luz da Educação e do Uso de Novas Tecnologias – abordará os índices de eficiência e recolocação de PcDs, principalmente na Região Metropolitana de Campinas, e os avanços tecnológicos que favorecem a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. Participam do debate representantes do CIAPD – Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência e ProAcess – Programa de Acessibilidade da PUC Campinas, da Fundação para o Desenvolvimento da Educação de São Paulo, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas e da Amankay, instituto que se dedica à produção e disseminação de informações que promovam a inclusão de segmentos sociais marginalizados.

Já o terceiro painel Olhares da Diversidade trará para discussão temas como etarismo (discriminação etária e geracional), inclusão racial, de refugiados e transgêneros. Participam dos debates representantes da PUC Campinas, Sietar Brasil – Society for Intercultural Education Training and Research e Transempregos, projeto de empregabilidade para pessoas transgêneras.

No período da tarde, o painel Olhares da Diversidade terá a apresentação de mais cases de Inclusão, agora das empresas Unilever, 3M e KPMG. Na sequência, O que levamos para casa?, considerações finais sobre os fóruns.

O evento terá ainda apresentações artísticas e uma programação paralela composta por espaço de exposição de fornecedores de produtos para o público de RH, a vivência No Caminho com os Migrantes, organizada pela Sietar Brasil, e um jogo de Inclusão de Pessoas com deficiência, da Amankay.
BOXE

6º Fórum Inclusão de Pessoas com Deficiência e 1º Fórum da Diversidade

Data: 28 de setembro

Local: PUC Campinas – Auditório Dom Gilberto (R. Professor Eurycles de Jesus Zerbini, 1516), em Campinas

Horário: das 8h às 17h30

Inscrições: https://abrhsp.org.br/eventos