Trabalhar até tarde é mais comum que chegar cedo

É o que aponta estudo da statup de controle de ponto mywork

Pessoas preferem trabalhar até mais tarde do que chegar mais cedo. É o que aponta o estudo da startup de controle de ponto on-line mywork. Terminar o trabalho mais tarde do que o horário previsto para a saída é quase três vezes mais comum que chegar mais cedo ao trabalho. A startup chegou nesse número estudando mais de 1 milhão de batidas de ponto efetuadas em sua plataforma, em 2019, de centenas de clientes diferentes.

No estudo, a empresa descobriu que 28% dos pontos marcados acontecem fora do horário estipulado na jornada de trabalho. Nesses casos, em 73% das vezes, o funcionário fica além do horário e apenas em 27% das vezes chega antes do horário estipulado. Os números já excluem atrasos e adiantamentos menores que 5 minutos, dentro da tolerância da CLT.

Isso pode se dever ao fato de as pessoas preferirem trabalhar até tarde por uma questão de rendimento. “Muita gente acredita que seu trabalho rende mais no período noturno e por isso opta por trabalhar mais nesse período quando há a necessidade” diz Thomas Carlsen, diretor de Operações da startup. Isso também pode se dever a prazos de entrega de alguma atividade. “Quando há alguma data de entrega para certo trabalho, muitas pessoas acreditam ter mais segurança de ter tempo hábil para terminar a atividade durante a noite do que chegando mais cedo, quanto o tempo pode não ser suficiente para terminar tudo”.

Não se podem descartar outras razões, no entanto. “Algumas pessoas podem preferir ficar um pouco a mais no trabalho para evitar o trânsito da saída do expediente” diz Tímor Espallargas, CEO da mywork.

 

Imagem: Gerd Altmann por Pixabay