TST abre as portas para o trabalho temporário

O Brasil é o terceiro maior contratante de trabalho temporário do mundo, com mais de 65 mil contratos de janeiro a março de 2015, o que, neste período, movimentou uma massa salarial de mais de R$ 269 milhões. Em períodos de final de ano, as contratações saltam para cerca de 60 mil trabalhadores temporários por mês. Esses dados são do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego e da Asserttem – Associação Brasileira do Trabalho Temporário, que promove, no próximo dia 18 de maio, com o apoio do Tribunal Superior do Trabalho – TST, o Simpósio sobre o Trabalho Temporário no Brasil e no Mundo.

“É a primeira vez em que nós, representantes do trabalho temporário, teremos a oportunidade de dialogar sobre as peculiaridades desta modalidade de contratação de mão de obra, na mais alta Corte Trabalhista do Brasil, o TST”, afirma Jismália Oliveira, presidente da Asserttem.

Nesse simpósio, presenças como a do presidente do TST, ministro Dr. Antônio José de Barros, do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e da Especialista em Emprego da OIT – Organização Internacional do emprego, Anne Posthuma, estão garantidas.

“O momento que estamos vivendo no mercado de trabalho, incluindo as questões de crise econômica e desemprego, é crítico. Examinar, junto às autoridades, o trabalho temporário como uma alternativa produtiva para o país é o principal objetivo desse simpósio. Vamos promover o debate sobre as condições do Trabalho Temporário, o cenário conceitual, suas bases legais e, principalmente, sua importância socioeconômica no mundo inteiro”, completa Jismália.

Serviço:

Simpósio sobre o Trabalho Temporário no Brasil e no Mundo

Data: 18 de maio

Horário: 8h às 17h30

Local do evento: Auditório Ministro Mozart Victor Russomano – Tribunal Superior do Trabalho

Endereço: Setor de Administração Federal Sul – Quadra 8 – Lote 1 – bloco B – 5º andar

Inscrições pelo site: www.simposio.asserttem.org.br