Vendas da indústria paulista retraem em fevereiro

Dados são do Levantamento de Conjuntura da Fiesp/Ciesp

As vendas reais da indústria de transformação paulista retraíram 0,9% no mês de fevereiro na comparação com janeiro, conforme aponta o Levantamento de Conjuntura da Fiesp/Ciesp. As vendas do setor estão 4,2% inferiores ao período pré-pandemia (fevereiro/2020). Outro componente que apresentou resultado negativo no mês foram os salários reais médios, com variação de -1,0% sobre o mês anterior. Já o Nuci (Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria), com +0,4 p.p., e as horas trabalhadas na produção, com +0,3%, apresentaram variações positivas no mês. Todos os dados estão com tratamento sazonal.

No acumulado do ano (1º bimestre), em comparação com o mesmo período do ano de 2021, as vendas reais da indústria paulista tiveram queda de 11,3%, resultado semelhante ao ocorrido em 2017 quando a variação acumulada foi de -11,2%. As horas trabalhadas na produção (-2,1%) e os salários reais médios (-1,1%) também recuaram no 1º bimestre de 2022 em relação ao 1º bimestre de 2021. Já o NUCI encerrou o mês de fevereiro aos 78,3%, 0,7 p.p. superior que a média para o mês, de 77,6%.

Para os próximos meses, a atividade industrial paulista não deverá apresentar forte recuperação. Estímulos fiscais, como a antecipação do pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas e o saque do FGTS no valor de R$ 1.000, são elementos favoráveis para a retomada da indústria. 

Entretanto, além do forte aperto monetário implementado pelo Banco Central, elevando a taxa Selic para 11,75% a.a. (expectativa do mercado, segundo o relatório Focus, é que chegue a 13,00% a.a. ao final de 2022), a guerra na Ucrânia adiciona pressão adicional sobre os custos de produção, além de postergar a normalização das cadeias globais de insumos. Esses dois fatores colocam expectativas negativas para o dinamismo da indústria neste ano. 

Para o ano de 2022, a projeção da Fiesp para a produção industrial brasileira é de uma queda de 1,5%. Caso essa expectativa se confirme, será a sexta redução da produção industrial num intervalo de dez anos.

 

Fonte: Fiesp

Imagem: Tom Fisk / Pexels