O RH e as Relações de Trabalho

Cada vez mais, Recursos Humanos procura respostas para suas dificuldades nas negociações sindicais neste momento de crise. Por quê? A maior e mais significativa resposta é esta generalização de efeitos contraditórios na estrutura produtiva e nas relações com o mercado.

As mudanças nas relações de trabalho são diretamente proporcionais aos novos níveis de competitividade, ao acesso e disponibilidade das atuais tecnologias e do tipo de relação estabelecida entre os empregadores, os empregados e sindicatos. Paralelamente, o movimento das terceirizações atua fortemente para um esforço de ajustes e flexibilizações.

As empresas vivem em uma eterna negociação em todos os seus níveis de tentativas de compreensão do momento, de identificação de expectativas, identificação de lideranças e das melhores formas de se lidar com tudo isso ao mesmo tempo!

Estamos amadurecendo? Sim, mas de maneira ainda sofrida, pois os desafios de reduzir os conflitos gerados por esse processo são imensos!

Portanto, acredito que a área de Recursos Humanos possui a grande oportunidade de realmente mostrar que a nossa missão é apresentar resultados mensuráveis através de ações conscientes e estruturadas, humanizando nossa legislação e auxiliando sua adaptação às ações protagonizadas pelo governo, pelo empresariado, pelos trabalhadores e pelos sindicatos, propiciando um pacto de comprometimento e crescimento.

Tenho absoluta certeza de ser este o nosso momento de convidar a todos os envolvidos para o tradicional “chá” do RH: muito conhecimento, muita habilidade e ações coordenadas!

 

Os artigos publicados no Radar CORHALE são de inteira responsabilidade de seus autores, bem como os conceitos e opiniões neles emitidos.

Inês Restier

Inês Restier

Matemática e Administradora de Empresas, com MBA em Políticas Estratégicas Empresariais, atua como consultora em Treinamento e Desenvolvimento e conferencista internacional. É diretora da MICR – Consultoria e Treinamento Empresarial, conselheira da ABRH-SP e coautora dos livros Ser+com T&D, Ser+em Comunicação e do Manual das Múltiplas Inteligências