O RH ESTRATÉGICO – Mitigando problemas trabalhistas

Muito se tem falado sobre a insegurança jurídica trabalhista.

É certo que as empresas enfrentam um sistema jurídico trabalhista que estimula o dissenso em vez do consenso, uma vez que, em uma ação trabalhista, o acordo é a maior garantia de que o empregador não sofrerá outros pedidos semelhantes, ainda que a Lei nº 13.467/17, Lei da Modernização Trabalhista, tenha trazido um alento, pois permite que se faça acordo na Justiça do Trabalho sem ação.

E o que o RH tem a ver com isso?

Ainda que muitos problemas trabalhistas venham “de fora” da empresa, parte deles não é propriamente jurídica, mas sim oriunda da gestão, mais precisamente da gestão de pessoas. O DNA destes problemas, como dito, não é jurídico, mas eles podem se transformar em problemas jurídicos posteriormente.

A compreensão desta realidade traz um grande diferencial para as empresas em termos de segurança jurídica trabalhista. Traz também a possibilidade de estes problemas serem solucionados antes que se tornem uma ação trabalhista.

Para que esta mudança organizacional ocorra, é preciso muito engajamento das áreas de Recursos Humanos e de Relações Trabalhistas, investimento em treinamento da liderança e do time operacional, que são as pessoas que estão na linha de frente, trabalhando para manter toda a estrutura da empresa funcionando.

Questões trabalhistas com potencial para se transformar em problemas judiciais, não raro, podem ser evitadas com a capacitação da liderança, com um diálogo aberto e verdadeiro com os trabalhadores em que suas dificuldades e expectativas sejam ouvidas de forma atenta.

A liderança e a operação que movimentam o negócio precisam de apoio constante para que possam desenvolver suas atividades com segurança. Elas devem proporcionar um ambiente de trabalho seguro e harmonioso para suas equipes.

Alguém já disse que é melhor prevenir do que indenizar.

É este o caminho que sugerimos: o da prevenção, da mitigação dos problemas jurídicos sob a ótica da boa gestão trabalhista e da valorização do RH enquanto agente transformador da cultura organizacional.

*Eduardo Pastore, advogado. Gizelli Herculano da Silva, consultora de Relações Sindicais da Sodexo

José Eduardo Gibello Pastore

José Eduardo Gibello Pastore

Sócio da Pastore Advogados, é mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP e advogado trabalhista.