O grande problema

No início de 2019, escrevemos dois artigos: “Um Novo Ciclo” e “A Transição de Ciclos”. Para buscar entender a situação do país naquele início de ano e também de um novo ciclo, selecionamos seis índices econômicos: Inflação, PIB, Reservas Cambiais, Balança Comercial, Endividamento Público e Índice de Desemprego.

A inflação fechou no ano passado em 4,13%, ou seja, dentro da meta estabelecida. Para este ano, a projeção é de 3,58%, sendo a meta de 4,00% (tolerância de 1,5%-2,5% a 5,5%). Este índice continua positivo.

O PIB aumentou 1,17% em 2019 e deverá crescer 2,5% em 2020. A tendência do índice é positiva.

As Reservas Cambiais caíram de 376 para 366 bilhões de dólares. Continua sendo um valor confortável para o país.

A perspectiva para este ano da Balança Comercial também é positiva com uma safra agrícola recorde de 248 milhões de toneladas de grãos.

O Endividamento Público desacelerou ao longo do ano e, com a Reforma da Previdência Social aprovada, como prevíramos, e com a manutenção do teto de gastos, o problema está contornado a médio prazo.

O que restou foi o Índice de Desemprego, que era 12,7% da PEA, equivalente a 13,1 milhões de desempregados, e como prevíramos não seria resolvido ao longo do ano. Neste início de 2020, embora tenha diminuído para 11,3%, representa ainda cerca de 12 milhões de desempregados.

Considerando que o PIB neste ano tem previsão de aumento de 2,5%, ao final do ano teremos ainda cerca de 10 milhões de desempregados, que, somados aos subempregados e desalentados, estamos falando em cerca de 25 milhões de pessoas sem renda suficiente. Este é o diagnóstico do grande problema do país para este ano.

A questão que se coloca a seguir é qual a receita para baixar o Índice de Desemprego para um patamar aceitável a curto prazo, já que o PIB, como vimos, crescerá apenas em torno de 2,5% neste ano?

Nosso pensamento vai para focarmos em duas vertentes:

  • Estabelecer que toda ação deve ter como foco principal a relação com o Índice de Desemprego, sendo este o objetivo primordial.
  • Estabelecer quais práticas ou ações contribuem para diminuir ou aumentar o Índice de Desemprego.

Estamos falando de um convite para várias batalhas para, ao fina,l vencermos a guerra do desemprego.

 

Os artigos publicados nesta seção são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a posição do CORHALE.

Luiz Luzzi

Luiz Luzzi

Coordenador do CRI – Comitê de Recursos Humanos e integrante do CORHALE.